-----Mensagem original-----
De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome de Carlos
A.M. Menezes
Enviada em: quarta-feira, 7 de dezembro de 2005 18:00
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [oracle_br] Standard Edition + RAC + ASM

Caros amigos da lista:

            Estamos no processo de detalhamento de um projeto Oracle Standard
Edition em RAC (2 nós) e gostaria da ajuda de vocês em algumas questões que me
deparei:

Dados básicos do novo ambiente:

            Servidores Intel Xeon/EMT64 (2 processadores cada), Storage
certificado e RedHat Linux 4-ES X86-64 e Oracle 10g-R2 X86-64.

1-       Por exigência de licenciamento
(http://www.oracle.com/corporate/pricing/databaselicensing.pdf), a utilização
do ASM é mandatório na versão Standard Edition. Sendo assim, seguem-se alguns
questionamentos:

a.       Devo criar um DiskGroup dedicado para os Log´s e outro para a base, ou
não se preocupar mais e usar a abordagem S.A.M.E. ao extremo e deixar tudo em
um grande DiskGroup (com vários discos)?

b.       Onde devo colocar os archivedlog´s ? Estou em dúvida se fica no ASM,
em partição ext3, OCFS ou outro qualquer?

c.       Para fazer backup físico, só me resta o RMAN. Crio outro database em
outro servidor de preferência para o repositório ou já dá para usar o
controlfile sem perda de funcionalidade/performance/capacidade de recovery,etc.?

2-       Alguma restrição em usar a versão X86-64, meus servidores terão 6GB de
RAM cada e não gostaria de usar os ganchos da versão X86 para endereçar mais
que 4GB?

3-       Será preciso usar o Enterprise Manager Grid Control para poder usar o
poder do RAC? A minha primeira opção seria não instalar o Grid Control, apenas
o EM default de cada servidor, mas realmente não consigo visualizar o ganho de
ter uma infraestrutura "pesada" para gerenciar apenas os dois nós do cluster
RAC e uma única base de dados.

4-       Lembro-me da apresentação do DBA da TAM no último ENPO-BR, ter
comentado sobre o potencial "gargalo" que pode acontecer na interconexão dos
nós (cachê-fusion), quando se tem a mesma aplicação rodando nos 2 nós do
cluster, e que uma alternativa seria abrir mão do load-balance default e fazer
manualmente a distribuição de aplicações por nós, de modo que não haja tanto
overhead no heartbeat. O que vocês acham dessa abordagem? Ou será que eu
entendi errado?

5-       Alguém tem um algum depoimento de um ambiente de produção semelhante a
este?

Um forte abraço,

Carlos Alfredo M. Menezes

Area de download do grupo - http://www.4shared.com/dir/101727/a4dcc423