friend, exatamente ** qual ** versão de sqlplus vc está usando, pra
conectar em ** qual ** versão de banco ??? SE for 10g, sim, vc tem uma
variável pra isso , é a connect_identifier, já se for versões
anteriores vc não acha isso em variável ** nenhuma ** tem que fazer
uma busca no banco, eu faço adicionando no final do glogin.sql os
comandos abaixo :

-- definir o prompt
set term off
define gname=idle
column global_name   new_value gname
select lower(user) || '@' || substr( global_name, 1, decode( dot, 0,
length(global_name), dot-1) )  global_name
  from (select global_name, instr(global_name,'.') dot from global_name );
set sqlprompt '&gname:SQL>'
ALTER SESSION SET NLS_DATE_FORMAT='dd/mm/yyyy hh24:mi:ss';
-- set term on para voltar ao normal
set term on

==> no meu caso acima, eu não queria mostrar o db domain, então o
"pulo" com o substr, se vc quiser mostrar tudo não precisará disso.
 Além disso, vc notará que quando vc dá um comando CONN ou CONNECT, o
prompt ** não é ** atualizado automaticamente, então ao invés de
re-conectar digitando CONN ou CONNECT, eu tenho dois scripts, um
chamado CONN.SQL e outro chamado CONNECT.SQL, que chamam o GLOGIN.SQL
depois de conectar, tipo assim :

connect &1
@glogin

aí no prompt do sqlplus eu faço @CONN scott/tiger, e não CONN
scott/tiger, é isso. E um ponto final, no caso acima eu não dou o
caminho onde está o GLOGIN.SQL porque já alterei a variável do sistema
 chamada SQLPATH, que é onde o sqlplus procura scripts : essa
alteração se faz no registro se for windows e no .profile/similares
se for unix.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Luciano Santos" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Pessoal,
>

> Estou personalizando o Glogin do servidor de forma que quando um
usuário se conect pelo sqlplus ao B.D, o prompt apareça o usuário
conectado e a intância. Estou editando o glogin.sql e colocando o SET
SQLPROMPT _USER'@'"NOME DA INSTÂNCIA"......esse é o problema...que
variável utilizo para identificar a instância na qual estou me
conectando???