Pessoal, no meu BD acesso vários DBLINK's que apontam outros BD's. Lendo no
livro "Oracle9i: O Manual do DBA" encontrei o seguinte:

  "Segurança de senha durante os logins
  Quando você se conecta a um servidor de BD a partir de uma máquina cliente ou
de um BD para outro por meio de um link de BD, o Oracle transmite a senha que
você inserir em um formato não-criptografado, a menos que você especifique o
contrário. Você pode definir os parâmetros que forçam o Oracle a criptografar
os valores de senha antes de transmiti-los. Para ativar a criptografia de senha
defina estes parâmetros:
  - Para as máquinas de cliente defina o parâmetro ORA_ENCRYPT_LOGIN no arquivo
sqlnet.ora como TRUE;
  - Nas máquinas de servidor defina o parâmetro DB_LINK_ENCRYPT_LOGIN no
arquivo init.ora como TRUE.
  Após esses parâmetros estarem definidos (e após o BD ser fechado e
reinicializado), as senhas serão enviadas do cliente para o servidor e de um
servidor para outro de forma criptografada"

  Bom, o que eu quero saber é se eu tenho que alterar somente estes parâmetros
para "ativar" a criptografia. Devo fazer mais alguma coisa além disso?

  Obrigado e abraços!

  Vinicius