É verdade, pode ser esse o problema do Luiz Fernando, sim...
  Agora, outro ponto : ele tem duas versões de Oracle diferentes (8i e
9i), e quer (pelo q entendi) ter um listener 8i pro banco 8i ** E **
um listener versão 9i pro 9i : e logicamente, terá que usaro lsnrctl
DO 8i pra startar o listener 8i, E o lsnrctl DO 9i pra startar o
listener 9i, a cada vez mudando as variáveis de ORACLE_SID,
ORACLE_HOME, etc, apropriadamente pra cada instância.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, [EMAIL PROTECTED] escreveu