Apenas uma palavra: BIND VARIABLE.

Primeiro olhe na sua aplicação, depois no banco.
Entenda o que é soft parse, veja onde está acontecendo em sua
aplicação e conserte. Considere os sqls antes de modificar banco.

De qualquer forma, session_cached_cursors pode ajudar, comece com 100
e veja o comportamento do soft parse - não quer dizer que vai
eliminar o soft parse, mas será mais rápido porque a sessão não
precisa buscar o cursor na shared pool, o cursor vai estar cacheado
na sessão. Cheque também a quantidade de memória dedicada as suas
sessões.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Eder Couto" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu