Colega,

Saída via SPOOL (SqlPlus) são gravadas na máquina local, e UTL_File são
gravados no Servidor (a saída é sempre TXT).

Se a necessidade é mesmo o UTL_File, apenas a Solução A é aplicável, se for
SPOOL, as duas funcionam bem.

SOLUÇÕES

A) usando CSV
B) usando markup html

Solução A

Utilize o formato CSV (com colunas separadas por um ponto-e-virgula)

Exemplo:
O arquivo teria um nome do tipo TESTE.CSV com conteúdo em TXT assim:

009986;FULANO DE TAL;002223;01;09;APROVADO
009987;BELTRANO;002224;02;08;APROVADO
009988;CICRANO;002225;01;06;REPROVADO
009989;JOHN DOE;002226;03;03;APROVADO
009990;ZE NINGUEM;002227;05;01;APROVADO

Desta forma, o Excel abre normalmente com as colunas certas.

Solução B
(Esta é fera ...)

SET LINESIZE 200;
SET VERIFY   OFF;
SET FEEDBACK OFF;
SET termout OFF;
SET PAGESIZE 999;
SET MARKUP HTML ON ENTMAP ON SPOOL ON PREFORMAT OFF
SPOOL c:\temp\test_TABELA.xls
Select  ...(O QUE VOCÊ JÁ POSSUI)
>From ...
Where ...
Order by ..
/
SET MARKUP HTML OFF ENTMAP OFF SPOOL OFF PREFORMAT ON
SET termout On;
SPOOL OFF

Aqui o excel abre o arquivo HTML com extensão XLS beleza, inclusive o nome
das colunas é o nome que vc colocar no select. Após abrir no Excel e fazer
alguma alteração, convém salvar no formato EXCEL XLS sobrepondo o antigo, ok
??

Ederson Elias