Chiappa

Simplismente Lindo,... pena que não sabia dos 64 kb!

Cris
----- Original Message -----
  From: jlchiappa
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, March 01, 2006 10:42 PM
  Subject: [oracle_br] Re: Extents

  respostas pra cada item :

  --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Leonardo Matarazzo
  >   - Todos os segments em uma tablespace devem ter exatamente o mesmo
  tamanho de extensão. O que significa isso ?

  Significa que o objetivo é se ter extents todos de mesmo tamanho E que
  os segmentos (tabelas/índices/etc) devem pedir EXATAMENTE esse mesmo
  tamanho de extent a cada alocação de espaço, aí (obviamente) se por
  causa de DELETE algum dado extent for liberado, quando algum outro
  objeto precisar de mais espaço em disco, o extent já terá exatamente o
  tamanho necessário, zero de fragmentação possível. Essa é a idéia, se
  numa tablespace T eu tenho SEMPRE extents de tamanho X, e nessa
  tablespace T absolutamente TODOS os segmentos dentro dela usam
  segmento de tamanho X, o reuso é natural, nunca haverá extent
  não-usado por ser de tamanho inferior ao initial/next de um objeto,
  zero de fragmentação...

  Quero dizer...técnicamente, como aplico isso ?

  na hora de criar a tablespace vc especifica CREATE TABLESPACE nn
  EXTENT MANAGEMENT LOCAL UNIFORM SIZE x; e depois quando vc for criar o
  segmentos (tabelas, índices, partições, o que for), vc simplesmente
  NÃO especifica initial/next/pctincrease, que aí o CREATE do segmento
  vai assumir o extent size da tablespace, é isso.

  >   - Segments menores que 128M devem ser colocados em tablespaces de
  128K de extensão. O que significa isso ?

  A idéia é vc ter uma tablespace pequena, com extents de 128 Kb, nela
  vc colocará segmentos que vc sabe que ocuparão menos de 128 Mb,uma
  tablespace média, e uma grande. O documento mesmo já diz que a questão
  é que, ao mesmo tempo que vc não quer extents grandes demais pra não
  desperdiçar muito espaço, vc não os pode ter pequenos demais pra que
  não atrapalhe a eficiência de table scans, esse tamanho de 128 Kb é
  algo razoável, nem muito grande nem muito pequeno, é isso...

  >  Como defino um tablespace de 128K de extensão ?

  CREATE TABLESPACE nnn datafile 'xxxxxx' EXTENT MANAGEMENT LOCAL
  UNIFORM SIZE 128k;

  ==> Uma obs : o documento não diz, mas nós sabemos, é matéria comum de
  admin,  que em tablespace LMT os primeiros 64 Kb são sempre alocados
  para o bitmap, então pra não haver sobras vc tem que ter os datafiles
  múltiplos do extent size ** E ** adicionar 64 Kb a mais em cada
  datafile. Por exemplo, suponha que vc quer reservar 2 Gb de espaço em
  disco pra tua tablespace de 128 Kb de extensão, fazendo a conta de 2
  Gb / 128 Kb vc descobre que isso representam 16384 extents - por causa
  dos 64 Kb no início do datafile, vc tem que criar o datafile com
  (16384 * 128 kb) + 64 kb, é isso.

              PUBLICIDADE

do Yahoo!.