Luis,

Ficou feliz em saber que o caminho quew segui para montar a projeção estava
certo...

Quanto ao item 1 acho que está correto pois ele faz referencia a
dba_segments, e soma somente o que está sendo utilizado e não o tamanho da
tablespace.... acho que me espressei mal....

No item 2 você tem toda razão.. devo levar em consideração alguns dados do
negocio para realizar o calculo... para pode ser mais preciso.. com certeza
vou levar isso em consideração e agradeço... muito a sua ajuda.. pelo menos
sei que não estou dando tiro no escuro...

valeu mesmo....

Felipe Renz

--
Atenciosamente,