Bom dia pessoal,

Estou instalando o Oracle 10g R1 em um Linux x86 com RedHat4. Não é a
primeira vez nessa mesma maquina, mas é a primeira vez que tenho esse
problema. Após a instalação do banco, ele não está pegando o nome do host do
Banco de Dados corretamente para o EM. Ele fica como “localhost.localdomain”
ao invés do que está configurado. O listener.ora, tnsnames.ora e os outros
arquivos possíveis têm definido o IP da maquina como host.

Consigo inicializar o banco, o listener e o Enterprise Manager. Consigo
acessar o banco pelo SO e pelo SqlPlus e por eles vejo que o banco pegou o
nome correto. O problema está somente acessando o Enterprise Manager do 10g
(o console abre normalmente). Ele não localiza o banco porque ele não
reconheceu o nome do host do BD e ficou como localhost.localdomain

Executando o emca, tenho o seguinte:

Você especificou as seguintes definições

ORACLE_HOME do banco de dados ................ /fs1/app/oracle/101g

ORACLE_HOME do Enterprise Manager ................ /fs1/app/oracle/101g

Nome do host do banco de dados ................ localhost.localdomain

Não sei se é pertinente, mas dentro do ORACLE_HOME, no diretório criado para
o banco, ele criou como “localhost.localdomain_DESENV”.

Alguém tem alguma idéia do porque e como solucionar isso???

Gustavo Salles