Antes de tudo, Eli, boa sorte no seu intento. Vamos "mudar" um pouco seu
ponto de vista em relação ao Oracle. Se você pretende investir em cursos
Oracle, pode optar pela carreira de DBA (Database Administrator) ou
Developer (Oracle Forms/Reports). Há um site (http://otn.oracle.com)
específico p/ aprendizado Oracle. Ele contém diversos artigos Oracle
relacionados às duas carreiras citadas e mais um montão de material a
respeito de Oracle com PHP, .Net, Java e outras coisas mais. Você não
têm que aprender uma linguagem de programação de terceiros. Se pretende
programar "dentro" do banco, é imprescindível que estude Pl/Sql (uma
espécie de Sql Turbo). Esta linguagem, além da Sql (como o próprio nome
diz), possui diversos tipos de funções, procedures e pacotes. Se você já
é programador e conhece Java, ou C, pode utilizá-los dentro do banco
também, sob forma de "compilados". Se pretende desenvolver aplicações
front-end, as duas ferramentas citadas acima (Forms/Reports) também são
de propriedade Oracle e fazem as vezes de um VB, Java, Delphi ou .Net.
Já a carreira de DBA é voltada mais à administração do banco de dados em
si; o software de gerenciamento Oracle, as contas de usuário e seus
objetos, as estruturas de memória, armazenamento e mais um monte de
coisas que você vai ver estudando Oracle. Dá uma fuçada na OTN que têm
material à beça. E aproveite p/ aprender também com o pessoal da lista.
Têm gente de primeiríssima qualidade participando, você vai ver. Em
breve, já pode contribuir com outros participantes, divulgando o que já
aprendeu. Até mais.

--
Reginaldo Ribeiro - DBA
http://www.dbcom.com.br