Oi.
Deixe-me cair de para-quedas na sua conversa, mas a sua mensagem de erro aponta
para a tentativa de incluir informação maior do que o campo suporta.

ORA-12899: VALUE TOO LARGE FOR COLUM = VALOR MUITO GRANDE PARA A COLUNA
e não parece ter associação com inclusão de caracteres especiais.
Tente aumentar sua coluna.

Abração do
Rinaldo Guimarães