Gilson, pmfji, mas é o seguinte :

a) mesmo um SHUTDOWN IMMEDIATE ** não ** encerra as transações no
ato, principalmente se o banco está super-ocupado

b) é conceitual, um archive é a cópia dum log file que encheu (ou que
chegou no limite estabelecido), portanto archive é gerado APENAS
quando é gerado redo log em qtdade suficiente, então SE vc está tendo
montes de archives isso IMPLICA que vc está com uma ou mais
transações gerando MONTES de redo log, isso é indiscutível.

Caso vc queira fazer um shutdown mais rápido, normalmente o que se
recomenda é que vc MATE manualmente TODAS as conexões de usuário
antes do shutdown, é isso.

Então o que fazer ? Primeiro vc LOCALIZA a transação que está gerando
montes de redo log, e a altera pra que gere MENOS redo log, o
instrumento básico pra isso é usar APPEND MODE pros inserts,
trabalhar com GLOBAL TEMPORARY TABLES onde possível, carregar direto
dos arquivos-texto ao invés de tabela de trabalho via EXTERNAL TABLES
(se é 9i e se está fazendo carga de arqs texto), esse tipo de ajuste.
Afora isso, vc TEM que checar a sua config de log : SE, seja por
causa de arquivos de log muito pequenos ou em pouca quantidade, seja
por causa de parâmetros %checkpoint% e/ou archive_lag_target
inadequados, vc começar a ter arquivos de log enchendo/sendo
arquivados com frequência demasiada, vc VAI ter geração de archives
excessiva....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Gilson Fábio Robles Bernichi
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu