My God, 8.0.5 e é uma ** atualização ** !! Depois que 8.0.5 saiu de
suporte , já saíram de suporte também 8.0.6, 8.1.5,x, 8.1.6.x,
8.1.7.x, 9.0.x ... Pré-histórico...
Bom, Archimedes eu diria pra vc o seguinte : ao invés de pesquisar
só na V$OPEN_CURSOR, pesquise no lugar a estatística de cursores
abertos, com uma query tipo :

select a.sid, a.value, b.name
       from v$sesstat a, v$statname b
      where a.statistic# = b.statistic#
        and b.name = 'opened cursors current';

se isso vai crescendo , e não baixa mesmo cfrme os usuários vão
saindo do sistema, está provado q vc tem um leak, ie, um VAZAMENTO ,
ou seja, um BUG no aplicativo do fornecedor, o programa abre o cursor
mas "esquece" de fechar quando sai, se isso estiver mesmo ocorrendo
vc pode aumentar pra quanto vc quiser o param de cursor que NÃO VAI
adiantar, só mesmo o fornecedor corrigindo a aplicação pra
solucionar, com uma evidência do tipo vc tem o necessário para EXIGIR
um patch/correção do fornecedor, imho.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Archimedes Flores Borowski"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/