From: "jlchiappa" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <oracle_br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Thursday, May 25, 2006 1:14 PM
Subject: [oracle_br] Re: Memória Livre Banco

Vou fazer obs pra cada ponto :

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Evandro Barbian"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu
>..... não possuo o mesmo conhecimento que vc em se
> tratando de configuração de banco!! Então vc errou ao dizer "Como
vc
> sabe..."

na verdade a frase era "Como vc sabe, hardware de 32 bits por
** , mas sim de USO DE HARDWARE de 32 bits, o que é geral e genérico,
não importa o aplicativo : imaginei que era de conhecimento geral,
mas se vc ainda não conhecia o tópico, ficou sabendo que ele existe,
pelo jeito isso vai ser usado na análise que vc está fazendo.

> Se o banco faz essa captura de memória ...

==>> ** NÃO ** é isso, repito o texto :

"nos SOs unix-like .... o  sistema assim que a máquina sobe
captura"...

ou seja, falo aqui DO SISTEMA OPERACIONAL que faz esse controle, **
não é ** o banco !!! O banco TEM SIM que ser configurado
manualmente...  No caso em questão, porém, já que agora vc deu a
mensagem, que é "java.lang.OutOfMemoryError", normalmente a única
chance do banco interferir nisso é SE o sistema usa a JVM nativa do
banco, o principal parâmetro no controle de tamanho de área é o
java_pool_size , então SE o sistema usa jvm do banco, considere
aumentar esse param.

> Agora o problema passa a ser a máquina do IAS.
> - hardware de 32bits.

==> como dito, hardware de 32 bits IMPLICA que vc tem que fazer uns
malabarismos, umas configs aí pra que seja enxergada a RAM acima do
limite. Felizmente não trabalhei quase nada com isso, já que nos
últimos clientes sempre era hardware de 64 bits, mas uam leitura das
notas metalink 262004.1 Subject:  Configuring RHEL 3 and Oracle 9iR2
with Hugetlb and Remap_file_pages,  361323.1 Subject: HugePages on
Linux: What It Is... and What It Is Not... , 260152.1 Subject:
Summary About the Large SGA & Address Space on RH Linux e da 341782.1
Subject: Linux Quick Reference (e as notas indicadas no texto destas)
devem te ajudar.
Friso aqui que isso é um job que TEM QUE ser feito por um sysadmin
experiente em linux.

> - Sistema Operacional Suse Sles 9.

==> linux

Linux ** IMPLICA ** que é o sysadmin que TEM QUE limitar uso inicial
de swap, máximo de RAM permitido para um processo, etc, etc : isso se
faz primeiro setando-se VARIÁVEIS do sistema (kernel params), e
depois ajustando-se os limites soft (como ulimit, por exemplo) : os
manuais Oracle (tanto os do banco como de iAS) na versão para
unix/linux citam os mais importantes e dão idéias de valores mínimos,
mas NÃO NECESSARIAMENTE esses mínimos serão suficientes, novamente um
sysadmin linux os deve checar. caso necessário, a nota Subject:
Things to Know About Linux   Doc ID:  Note:265262.1 tem uma lista de
alguns textos sobre o assunto.

> - a memória livre vejo através do EM, como passei na mensagem
> anterior (8% livre de 4GB).

==> esse é o ponto : veja vc, lindamente a abobrinha gráfica aí te dá
um número, mas pergunto : será q o sujeito gráfiquinho aí está
trabalhando com RAM física , ou RAM usável configurada e
acessível ??? Outra, já que vc está em 3 camadas (ie, máquina final
=> servidor web => banco) , vc tem coisas que são executadas no
browser cliente, coisas que são executadas no web server e coisas q
são executadas no db server, ** SERÁ ** que essa toolzinha aí pode
enxergar as 3 ?? provavelmente não, então imho a idéia de pedir info
por ela é ** errônea **, vc teria é que usar as tools nativas nas 3
máquinas pra consultar consumo, verificar configurações nas 3, E
alterar onde preciso. No item acima eu falei bastante sobre config do
linux, mas FATALMENTE há configs passíveis também na camada software
aplicativo (ie, web server, java, na própria tool que vc esteja
usando pra report, etc, etc, etc....
  Então a recomendação é : PRIMEIRO faça os checks citados para
config de hardware e SO, em não resolvendo isso vc passa a atacar
config do soft-aplicativo (JVM, web server, etc), é isso. Em ambos os
passos, DEPOIS que vc estudou/analisou e configurou, se quiser mandar
uma msg mostrando o que fez e pedindo por palpites/dicas, sei q há
colegas aqui que trabalham em ambientes semelhantes que podem ajudar,
MAS é por sua conta o trabalho inicial, config remoto à distância não
rola, ok ?

> [...]
> liberando aos poucos, ótimo, então aqui não temos problema.
> A máquina do banco é 64bits, com Suse Sles 9.
>
> Agora o problema passa a ser a máquina do IAS.
> - hardware de 32bits.
> - Sistema Operacional Suse Sles 9.
> - a memória livre vejo através do EM, como passei na mensagem
> anterior (8% livre de 4GB).
> - está ocorrendo um erro na execução de um relatório mais pesado
(REP-
> 69: Erro interno - java.lang.OutOfMemoryError)
>
> Acho que agora facilita, não é?? Se for preciso mais alguma

O grupo Oracle_br não aceita anexos. Quando oferecer algum arquivo, tenha o
link do mesmo para evitar trafego(pedidos) desnecessário.

Abra sua conta no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz.
http://br.info.mail.yahoo.com/

Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira responsabilidade de seus remetentes.

O grupo Oracle_br não aceita anexos. Quando oferecer algum arquivo, tenha o link do mesmo para evitar trafego(pedidos) desnecessário.

PUBLICIDADE