Boas,

como o Ederson disse, podes utilizar o HS. para tal, tens que criar um DSN
para o teu servidor de SQL Server. Após criar o DSN você deve criar um
arquivo de inicialização para o HS. A Oracle disponibiliza um exemplo do
arquivo em $ORACLE_HOME/hs/admin .

Nesse arquivo você deve alterar os valores dos parâmetros:

HS_FDS_CONNECT_INFO = <NOME DO DSN>
HS_FDS_TRACE_LEVEL  = <TRACE LEVEL>

Para o Trace Level você pode colocar OFF. Depende da sua necessidade.

O próximo passo é alterar o seu listener.ora, configrando-o para escutar o
DSN que você criou.

O último passo é alterar o tnsnames.ora, adicionando uma entrada para seu
novo banco. Não se esqueça de adicionar o atributo HS com o valor OK.

Reinicie o listener e crie o DB Link apontando para seu novo banco.

Bingo!

Em 14/06/06, Ederson <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>  Olá Fernando,
>

> Eu nunca fiz, mas na teoria diz que é possível. Procure documentação sobre
> serviço heterogêneo (HS - Heterogeneous Service).
>

> É um serviço que o banco Oracle possui, mas não para todas as plataformas
> (para Linux até na versão 9 não tinha, para a 10 eu não sei).
>

> Basicamente é uma forma de configurar um ODBC que aponta para outro banco,
> sendo possível conectar em outros bancos, bastando ter o ODBC da versão
> para
> tal conexão. O driver ODBC se não vier junto com o HS, pode custar caro.

> [...]

Oscar Nogueira Neto