Fernando,

Vc deve iniciar a instância ASM antes de iniciar a instância de Banco.

Faça o seguinte:

export ORACLE_SID=+ASM

sqlplus "/as sysdba"

SQL> startup

export ORACLE_SID=ORCL

sqlplus "/as sysdba"

SQL> startup

Abraços,

Wellerson

"Fernando (Unisul)" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:    Ola Pessoal, estou
pretendendo utilizar o asm com 10g. Mas esta apresentando
 um erro, se alguém sugerir alguma coisa fico agradecido.

 Quais os procedimentos adotados.

 1. Instalei o oracle maquina Linus RHEL4 (red had 4 - Enterprise Edition) 2.
 Instalei o asmlib e configurei 2 discos (mirror - normal) 3. Enquanto não do
 reboot na maquina funciona maravilhosamente 4. Agora, após um reboot no
 servidor, o banco não sobe e tento fazer manualmente apresenta o erro abaixo

 SQL*Plus: Release 10.2.0.1.0 - Production on Wed Jun 14 15:05:33 2006

 Copyright (c) 1982, 2005, Oracle.  All rights reserved.

 Connected to an idle instance.

 SQL> startup

 ORA-01078: failure in processing system parameters

 ORA-01565: error in identifying file '+DATA/ORCL/spfileORCL.ora'

 ORA-17503: ksfdopn:2 Failed to open file +DATA/ORCL/spfileORCL.ora

 ORA-15077: could not locate ASM instance serving a required diskgroup

 SQL>

"Não vou deixar me embrutecer, eu acredito nos meus ideais. Podem até maltratar
o meu coração, que meu espírito ninguém vai conseguir quebrar..."
(Legião Urbana)

"As idéias estão no chão, você tropeça e acha a solução..."
(Titãs)

 Yahoo! Search
 Música para ver e ouvir: You're Beautiful, do James Blunt