Caro amigo,

> Emerson, eu ainda não tive a necessidade, mas *** muito ****
> provavelmente deve funcionar sim, no bd Oracle de modo geral uma vez
> introduzido o evento quando necessário uma mudança, a Oracle prefere
> criar um novo, o antigo fica existindo ainda : TESTE no seu banco de
> testes, mas deve estar ativo ainda. Agora, veja que a nota "Bug
> 3444115 - CBO may choose inappropriate CARTESIAN join",   Doc ID:
> Note:3444115.8 , que documenta esse cara, diz que JÁ foi patcheado
> isso, PERGUNTO : vc ESTÁ com o último patch aplicado nesse banco 10g
> que vc NÃO diz a versão ???

Migrei para 10.1.0.5 (ultimo patch), mas mesmo assim este plano esta maluco.
Veja eh um join de 3 tabelas. A tabela principal eh restringida para 5
linhas entao o plano deveria ser nested loops. Se eu forco o plano com
um hint, a sentenca roda instataneamente. Mas infelizmente a sentenca eh
hardcoded no aplicativo (delphi) de terceiros.
>   Quanto à sua outra mensagem desesperada, alguns pontos :
>

> a) justamente para não cair em desespero, antes de migrar, já que
> toda migração é uma alteração GRANDE,vc TESTOU os principais SQLs na
> nova versão de banco, com uma máquina equivalente à produção, e com
> uma quantidade de dados e de usuários conectados equivalente E não-
> trivial, né ;) heheh

Fizemos testes. Mas (sempre tem um mas, hehe) so que o pessoal que
testou nao nos reportou o problema nesta tela:(.

>  Falando nisso, vc migrou de QUE maneira, criou um NOVO banco e
> depois exp do 9i + imp no 10g ? Utilitário de migração ? Mudou alguma
> coisa ou o banco está como estava no 9i ??

Nao foi criado o banco novo e importado e exportado.
> b) em a) sendo verdadeiro, os planos na v10 realmente não tinham sido
> alterados ?

como reportei este problema nao foi repassado pela equipe de aplicativo
que testou:(
> c) COMO é que estão os parâmetros de configuração do CBO ???? E do
> banco em si, estão bem ajustados ? Não esqueça que 10g é maior, tem
> mais recursos, consome MAIS cpu e ram, normalmente se aconselha cache
> maior, shared pool maior...

Hmmm, bom os parametros de banco eu garanto que estao todos corretos. Eu
ate ja analisei alguns snapshots.
Mas quanto a configuracao do CBO ai eu acho que ser problemativo. Porque
eu nao sei o que configurar direito.
Seria possivel vc me dar o caminho, alguma dica?
> d) não esqueça que houve VÁRIAS mudanças nos comportamentos defaults,
> por exemplo, no AUTO para o tamanho de buckets no DBMS_STATS, alguns
> parâmetros que eram FALSE passaram para TRUE por default...  Isso tem
> TUDO a ver com o item a), a MANEIRA que vc usou pra migrar...

Hmmmmm, isto pode ser um problema hehehe
Eu nao coloquei nada sobre buckets na geracao da estatistica, vc tem
alguma dica? (veja abaixo como gerei)
> e) e FINALMENTE, o mais importante de tudo , as estatísticas ESTÂO OK
> no novo banco ????

Na verdade eu deixei o job default do oracle rodar as estatisticas.
Depois do problema eu rodei da seguinte maneira

dbms_stats.gather_schema_stats('CNP', 'GATHER', ESTIMATE_PERCENT => 40,
METHOD_OPT => 'FOR ALL COLUMNS SIZE SKEW ONLY')

Muito obrigado
emerson