Bom, vou responder cada tópico, mas INSISTO, o check de eventuais
bugs no SUporte penso que TERÀ SIM que ser feito... Segue :

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "RUI MADALENO - 00805"
> O servidor tem 5GB de memória, por isso podemos excluir a falta de
memória física como causa do meu problema.

Negativo, repito : num ambiente 32 bits, vc pode ter o QUANTO QUISER
de RAM que , SE os parametrozinhos mágicos lá do /PAE /3G /não-sei-o-
que não estiverem setados, vc VAI SIM ter probs de falta de RAM, a
RAM não vai ser corretamente reconhecida/alocada... Felizmente os
servidores win$ que tenho aqui são teste, então nenhum tem mais do
que 1 Gb de RAM, não tenho assim um caso-teste pra vc ... Recomendo
novamente então vc checar com o seu sysadmin como que tá configurado
aí o teu win, E que sejam checados os docs referentes à isso no
metalink E na base de conhecimento da microsoft...

> Eu preciso ter a certeza que estou a "bater" no limite do sistema
operativo que apenas permite a utilização de 2GB de memória para cada
processo.

Só mesmo checando nas fontes acima pra vc ter certeza, acho eu...

> Repare que estou a usar Parallel query - PQ, e tendo isto em conta,
sabemos que a implementação de PQ em Windows é atinginda com o uso de
threads, ou seja, cada PQ Slave que é lançado é mais uma thread no
sistema operativo, isto é claro ocupa memória....

Veja, não é "a implementação de PQ em Windows", é QUALQUER conexão
direta, qualquer task que o Oracle tenha que lançar...

>...portanto a minha suspeita é que estou a permitir o lançamento de
muitos PQ Slaves até que o processo oracle.exe ultrapasse os 2GB.

Esses 2 Gb é MAIS ou MENOS o limite, sempre tem arredondamento aí, E
iirc tem gambiarra aí pra  subir um pouco esse limite, mais uma vez
cheque nas fontes citadas, veja se vc está com a config de win$
apropriada.
 É verdade que vc está com um nímero TOTALMENTE absurdo de Parallel
Slaves, pra 4 CPUs vc tem dezenas de vezes isso de slaves, e
realmente cada vez que o SO lança uma nova task (seja como processo
seja como thread, que é o caso no win) claro um pouco mais de memória
e CPU será alocada pra essa task, sim...
 Então eu diria sim pra vc diminuir um pouco essa qtdade absurda de
Parallel Slaves (digamos, umas 4 slaves pra cada CPU é o mais ou
menos comum, se vc quiser apertar um pouco mais o sub-sistema de I/O -
 isso se ele for capaz!!! -, tente digamos 6 ou 8 slaves pra cada CPU.

> Como é que eu calculo a quantidade de memória que um
processo/sessão/pq slave usa para deste modo dimensionar
correctamente este parâmetros ???

Como qquer outro programa conectado diretamente (os job slaves são
isso, uma task que tem uma conexão direta com o banco), um processo
shadow será criado, vc tanto pode acompanhar via Sistema Operacional
o consumo de RAM e CPU, quanto pode consultar as stats de banco e as
views de admin (basicamente, V$SESSTAT, V$PGASTAT, V$SESSION). No
caso de win$ como é o seu caso, em sua infinita sabedoria a m$ não
nos dá (ao menos nas versões que já vi) uma tool fácil pra consultar
consumo de recursos das threads dentro de um processo, então eu
indicaria as tools em http://www.sysinternals.com/ , veja lá...

==> Então em resumo, a recomendação pra vc é : UMA VEZ QUE já se
checou e foi invalidada a possibilidade de bug, E que já se conferii
que os trucões necessários (argh!) pra se extrair leite de pedra e
fazer o raio dos 32 bits , à fórceps!, te darem alguma RAM, aí sim
baixar um pouco as configs de modo geral pra ocupar menos RAM, de um
modo que fique ABAIXO dos limites, e ir monitorando como ocorre o
consumo cfrme novas tasks são criadas, é isso...

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/