Ferramentas genéricas de stress test (sejam específicas ou apenas
aplicáveis ao bd Oracle ) vc acha refs em
http://www.softplatz.com/software/stress-test/,
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=716 ,
http://www.linxcel.co.uk/orabm/ , e a Oracle fornece o Orion pra
teste de I/O em
http://www.oracle.com/technology/software/htdocs/distlic.html?
url=/technology/software/tech/orion/index.html . Todas essas
ferramentas precisam de algum estudo & configuração, e (óbvio) são
GENÉRICAS, ie, elas testam o seu I/O ou a sua rede ou os seus latches
ou o que for fazendo uns tantos acessos simultâneos e te dando um
report, OBVIAMENTE isso é absolutamente INSUFICIENTE pra vc poder
validar uma aplicação - veja vc, muitas vezes o gargalo da aplicação
é lógico, está (digamos) numa tabela-chave que é constantemente
acessada, EVIDENTEMENTE a tool de stress reporta que o disco está ok,
que a rede está ok, mas quando a aplicação é finalmente implantada a
performance é abismal por causa desse gargalo "lógico" que é a tal
tabela de controle....

==> Então vc pode SIM fazer stress testes, mas SE não quer ter
surpresas, ou ao menos ter poucas surpresas, vc TEM QUE testar a
aplicação em si, também, ou no pior dos casos escrever SQLs similares
aos da aplicação, NÂO HÁ escapatória disso.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Fernando <[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Bom dia, Pessoal
>
> Preciso fazer um teste de stress no banco para
> verificar se terei algum gargalo, alguem possui alguma
> idéia ou programa que possa me auxiliar.
>
> Oracle 9.2.0.6
> AIX 5L
>
> Abcrs,
> Fernando Roger

> Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer
compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas !
> http://br.answers.yahoo.com/

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/