Olá amigos... boa tarde !

Já trabalhei em várias empresas e em cada um tinha um tipo de
nomenclatura.
Mas em quase todas existia uma regra de nomenclatura.

Alguns exemplos:

# tabela de cadastro de usuários

nome da tabela => cad_usuario, user_cad, tab_usuarios, .... risos

nome da coluna do nome do usuário:
 - cu_nome (onde cu é de cad_usuario) ou
- user_name ou nome_usuario ou cad_usuario_nome
- usuario_nm (nm significa nome)

Enfim, tem mesmo tanta opção que seria impossível listar tudo... risos

Agora o pior de todos é o que estou usando hoje... além de abreviarem
tudo todos os termos devem ser do ingles... e ainda pior é que as
abreviaturas
em quase sua maioria retiram as vogais da palavra... ou seja, é o caos !

por exemplo, tem uma tabela chamada sls_dstrct_cmmrcl_mdl que traduzida
seria algo do tipo (sales district commercial model)... uma das colunas é
sls_dstrct_cd (sales district code)...agora imaginem vocês
eu ligar pra outro desenvolvedor e dizer pra ele fazer um select na tabela
sls_d.... na coluna sls_d..... risos.... sem chances né mesmo ?
acabamos por dar apelidos... eu ligo pra cara e falo... faz um select
naquela
tabela sls_motherfucker... risos... cada uma tem um apelido mais lindo que
a outra... muito comédia... ou seja, a padronização só piorou a coisa.

resumindo, crie mesmo um padrão de nomenclatura mas pelo amor de Deus,
crie um que seja útil ! e não apenas bonito ! tem que existir pra melhorar
e não
só pra ficar padronizado.

abraço,
Marco.

No meu trabalho é exatamente este o padrão que usamos.
Começamos com uma abreviatura indicativa (CD, DS, NM, NO, ...) de 2
letras e depois quantos qualitativos quisermos, também abreviados.
Todos sào separados por underscore.

Abraços,

Rodrigo

Gabriel Herdt escreveu:
> Qual o padrao para o nome dos campos que vocês usam?
> Por exemplo: aqui no meu trabalho a genti usa assim CD_EMPRESA.
> (2)_(6)
> O 2 para descrever o tipo CD = código, DS = descrição e assim por
> diante. O restante(6) para descrever no maximo 6 caracter.
> ou vcs nao usam um padrão?
> Deu Para Entender a minha duvida?
>

> Grato

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/