Bom dia,

Welvis, as tuas perguntas são de propósitos para estudos ou existe alguma
necessidade específica?

Te pergunto isso por que, se for o caso, e você deseja ter o controle total
sobre a alocação dos Blocos vale citar e aprender sobre o uso e as
especificações de: FREELISTS, INITRANS, MAXTRANS, PCTFREE e PCTUSED. Mesmo não
sendo o caso, vale e muito a pena estudar e saber para que servem cada um deles.

Agora, hehehhee......no começo é bem difícil de engolir esses
conceitos/conhecimento. São muitas as variáveis que vem junto. Como "dica" leia
com calma:
http://www.oracle.com/technology//deploy/availability/pdf/defrag.pdf

Mas vamos lá, na medida do possível tentarei ajudar o colega::

>UNIFORM - Vai alocar de desalocar extents do mesmo tamenho. Se não for
>especificado na criação vai
>ser de 1M.
A tablespace LMT com uniform size significa que na hora de alocar espaço em
disco, o espaço será sempre alocado com extents do tamanho indicado, o basico é
isso.

Só tome cuidado com os INITIAL e NEXT, eles é que são os especificadores que
pedem alocação de extents, para não haver surpresas, é recomendado que sejam do
mesmo tamanho ou ser múltiplos de UNIFORM SIZE.

>AUTOALLOCATE - Os tamanhos dos Extents são diferentes é recomendado ou melhor
>utilizado para proposito geral "tabelas grandes e pequenas".
É o seguinte, uniform size é apropriado para quando você conhece e domina o
tamanho dos objetos, caso contrário, deve utilizar system allocated.

Dê uma lida em:
http://asktom.oracle.com/pls/ask/f?p=4950:8:7411218747132578297::NO::F4950_P8_DISPLAYID,F4950_P8_CRITERIA:5549302357655

 >Segment Space Management
Ok, o gerenciamento de espaço no segmento, manual e automático (MSSM/ASSM).

>MANUAL - Usa Free List Bloks para inserir junto com os parametos pct_free e
>pct_used, no caso de
>Update e Delete usa o pct_used.
Ok, é isso mesmo. Apenas lembre-se das variáveis que cito mais acima, vem junto
neste caso o conceito de 75%, 50%, 25% e full de uso do bloco - hehehee

>AUTO - Usa Bitmaps para gerenciar a free list para ver qual qual bloco é
>valido para insert. Os   parametros pct_free e pct_used são ignorados, e não
>são validos para temporary tablespaces ou system   tablespaces Automatic
>segment space management é  melhor e reduz sua atarefa de manutenção. Técnica
>preferida "diz o livro que estou estudando".
Eu também prefiro. Neste caso, pct_used cai por terra, pct_free ainda é usado.
Particularmente uso e muito pct_free.

Vale a pena também:
http://asktom.oracle.com/pls/ask/f?p=4950:8:7411218747132578297::NO::F4950_P8_DISPLAYID,F4950_P8_CRITERIA:2929412562998

ps: Que livro você está lendo?

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/