Já me falaram isso, mas não sei se essa "dependência" é uma má
coisa : veja vc, pra vc extrair o máximo de performance dum banco
(que não raro custa MUITO mais caro em licenças, expertise de mão de
obra, etc, etc) do que TUDO o mais numa área de TI) necessariamente
vc TEM que usar as opções nativas e pré-existentes do banco, o fato
do Jdeveloper já o fazer, já ser otimizado para Oracle pode ao invés
de desvantagem ser é uma vantagem pra quem precisa desenvolver em
Oracle e quer ter certeza de usar TODOS os recursos de banco pelos
quais a Empresa cliente pagou tão caro, portanto ter-se SIM uma
versão do aplicativo (ou ao menos da lógica dele) específica pra bd
Oracle - normalmente independência significa "fazer algo não
necessariamente o + eficiente possível mas de uma forma simples que
qquer banco em tese entenda", SE não é isso que o colega lá quer,
acho que Jdeveloper pode ser uma boa...
 Quanto ao ponto do aprendizado, também é vero, já me disseram que
principalmente nas versões mais recentes com a adições Oracle ao ADF
vc programa muito muito menos, muita coisa ele já gera (e logicamente
gera de modo apropriado ao bd Oracle), só o colega lá pode julgar se
no caso dele isso é bom ou mau.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, petter <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

>     Trabalho com Java e Oracle, embora o JDeveloper seja uma boa
IDE ela

http://www.oracle.com/technology/tech/java/index.html

IDE

> --
> Petter R. Villa Real Silva - TI
> www.alimentoswilson.com.br
> Fone: 55 (18) 3941-9000

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/