Colega, "ferramentas Oracle" é uma expressão VAGA A NÃO MAIS PODER,
exatamente O QUE vc está usando, em que ambiente ?? Isso tem TUDO a
ver com a questão... Por exemplo, win2kBR pro, ambiente client/server,
tools OCI Oracle (sqlplus no caso) :

I:\O9IR2\bin>date /t
qui 14/09/2006

-- Realmente, o Windows está em Portugues, como se vê pela qui acima.
O plus (como TODAs as tools Oracle q usam OCI, como Developer,
Designer, etc, etc) respeita e pode ser controlado pelas vars NLS_xx,
e num Windows em Portugues o default é que as vars estejam em
portugues. Vou acionar o plus :

I:\O9IR2\bin>sqlplus scott/tiger

Conectado a:
Oracle9i Enterprise Edition Release 9.2.0.5.0 - Production
With the Partitioning, Oracle Label Security, OLAP and Oracle Data
Mining option
JServer Release 9.2.0.5.0 - Production

[EMAIL PROTECTED]:SQL>select a+1 from dual;
select a+1 from dual
       *
ERRO na linha 1:
ORA-00904: nome invßlido de coluna

[EMAIL PROTECTED]:SQL>SELECT 1 FROM ALL_TABLES WHERE ROWNUM < 10;

                 1
------------------
                 1
                 1
                 1
                 1
                 1
                 1
                 1
                 1
                 1

9 linhas selecionadas.

[EMAIL PROTECTED]:SQL>SELECT TO_CHAR(SYSDATE, 'DAY') FROM DUAL;

TO_CHAR(SYSDA
-------------
QUINTA-FEIRA

==> OLHAÍ as msgs de erro, msgs de sistema E nomes de dia em
Portugues..... Agora saio do plus e seto as vars NLS para Inglês :

[EMAIL PROTECTED]:SQL>exit
Desconectado de Oracle9i Enterprise Edition Release 9.2.0.5.0 - Production
With the Partitioning, Oracle Label Security, OLAP and Oracle Data
Mining option

==> setei as vars...

I:\O9IR2\bin>set NLS_LANG=AMERICAN_AMERICA.WE8MSWIN1252

I:\O9IR2\bin>date /t
qui 14/09/2006

==> o win CONTINUA em BR, vamos pro plus :

I:\O9IR2\bin>sqlplus scott/tiger

Connected to:
[...]

ERROR at line 1:
ORA-00904: "A": invalid identifier

[...]

9 rows selected.

[EMAIL PROTECTED]:SQL>SELECT TO_CHAR(SYSDATE, 'DAY') FROM DUAL;

TO_CHAR(S
---------
THURSDAY

==> OLHAÍ as msgs de erro, msgs de sistema E nomes de dia em INGLÊS
gente.... SEM mexer no windows!! Claro, no meu caso eu não tinha as
outras vars NLS, como NLS_CHARACTERSET, NLS_DATE, etc, etc, setadas no
registro, então só de setar a NLS_LANG tudo já derivou daí, talvez no
seu caso vc tenha que setar mais vars... Essa config está documentada
nos manuais dos Produtos (sqlplus user´s guide no caso do plus), E nos
manuais de Globalização Oracle.

==>  É ÓBVIO, porém, que isto funciona num ambiente c/s onde vc PODE
definir vars externamente, TIPICAMENTE num ambiente web tudo roda no
web server, que muitas vezes usa é os seus arquivinhos de config....
Então please ESPECIFIQUE exatamente qual tool vc quer configurar, em
exatamente que ambiente e versão, que quem estiver usando-a certamente
poderá te ajudar....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Murilo Lima" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> [...]
jobs ele
> usa a configuração do windows que na maioria das vezes está diferente do
> banco, sempre dá problema no horário e nos meses)
> Já monitorei as alterações no registro do windows no momento em que
mudo o
> idioma gerei um arquivo .REG consigo fazer a alteração de português pra
> inglês com esse arquivo mas não funciona pras aplicações oracle
apenas pro
> windows. Tem alguma coisa a mais, alem do registro que é alterada pelo
> windows quando altero o idioma, alguém tem esse problema? Teriam alguma

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/