Colega,
        Também fiquei intrigado com essa declaração, quando comecei a
investigar estes estranhos problemas gastei um precioso tempo tentando achar
alguma coisa que tenha esquecido de configurar ou ajustar, li e reli os docs de
instalação, pesquisei na Internet as dicas de guru´s, e não achei nada que
revela-se, vc está com isso ou aquilo setado errado, sem falar que a instalação
sucedeu-se perfeitamente.
        Quero ressaltar que meu ambiente RAC está funcionando perfeitamente,
isso de derrubar um nó o outro assumir, fazer TAF, isso tudo funciona. Nosso
ambiente, do ponto de vista das aplicações, é que é um caos, tem todo de tipo
de aplicação, desenvolvimento interno, software de terceiros, cliente/servidor,
três camadas, ou seja, é produção mesmo, 400 sessões mandando ver 7x24. O que
ocorre é esporádico e sem aviso, não tenho como prever ou reproduzir tais
travadas. Mesmo sendo raro, não pode ser tolerável, lembram-se quando a Oracle
noticiou o "unbreakable", pois é, não é tão inquebrável assim.
        Só para resumir, mandei o relatório do racdiag para o suporte Oracle, e
o mesmo não encontrou nada de errado.
        A minha conclusão pessoal é que o software ainda está em fase de
maturação, pesquise no Metalink e veja quantos bug´s/patchs existem. Como não
sou fã de patchs intermediários (mesmo por que o suporte Oracle não mandou
aplicar nenhum), aguardo ansioso a versão 10.2.0.3.

Abraços,

Carlos Alfredo M. de Menezes