JLChiappa,

Muito Obrigado pela orientação, realizei alguns acompanhamentos emcima da
tablespace SYSTEM, e ela esta estabilizada, fiz a pergunta devido a uma
atualizacao que teremos no nosso sistema e ela vai realizar muitas mudancas
no banco, e acredito que com essas mudancas a TABLESPACE SYSTEM nao vai
suportar as alterações devido ao pouco espaco livre 11MEGA. Mas vamos
primeiro rodar isso na base de testes, e vou ver em qtos megas e tablespace
system vai aumentar. e com isso consigo saber o que vai acontecer no
ambiente de producao.

Muito obrigado a todos

Fabio

Em 02/10/06, jlchiappa <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Não será não, Sidnei : o ALTER TABLESPACE nnn ADD DATAFILE só serve
> para adicionar MAIS um datafile, portanto aumentando o espaço e vc
> quer diminuir, e o ALTER DATABASE DATAFILE nnn RESIZE só consegue
> diminuir o espaço liberando os blocos finais livres (ie, sem uso) dum
> datafile, normalmente nessas tablespaces há blocos usados espalhados
> por elas todas... O que se faz tanto pra UNDO quanto pra TEMP é criar
> nova tablespace de tamanho menor como desejado, re-configurar o banco
> e/ou os usuários pra usar a nova, e quando não mais em uso dropar a
> velha, é isso.

> [...]

            Fabio Luiz de Oliveira
       Analista de Sistemas Pleno