Olá!

Fui eu quem fez a pergunta, ainda não tive tempo de testar.
Veja a resposta:

---------- Forwarded message ----------
From: jlchiappa <[EMAIL PROTECTED]>
Date: 10/10/2006 15:16
Subject: [oracle_br] Re: Data e hora
To: oracle_br@yahoogrupos.com.br

Selma, o manual "SQL Reference" nos diz pros itens em questão :

"CURRENT_TIMESTAMP returns the current date and time in the session
time zone..."

e pro outro :

"SYSTIMESTAMP returns the system date, including fractional seconds
and time zone of the system on which the database resides. "

==> ou seja, UM é pega a config de zona do BANCO DE DADOS, outro pega
da SUA SESSÃO CLIENTE, elas são COISAS DIFERENTES, obviamente eles
PODEM SIM ser absolutamente diferentes, se no seu caso eles são
simplesmente isso mostra que algo/alguém alterou a TZ da sua sessão,
exemplo :

[EMAIL PROTECTED]:SQL>select current_timestamp, systimestamp from dual;

CURRENT_TIMESTAMP                    SYSTIMESTAMP
------------------------------------ ---------------------------------
---
10/10/06 15:01:34,812904 -03:00      10/10/06 15:01:34,812822 -03:00

[EMAIL PROTECTED]:SQL>select DBTIMEZONE, SESSIONTIMEZONE from dual;

DBTIME SESSIONTIMEZONE
------ ---------------------------------------------------------------
-----------
-03:00 -03:00

==> ok, neste banco a TZ da sessão é a mesma do banco, VOU ALTERAR,
no caso abaixo via ALTER SESSION :

[EMAIL PROTECTED]:SQL>ALTER SESSION SET TIME_ZONE = '-5:0';

Sessão alterada.

[...]

10/10/06 13:12:27,192583 -05:00      10/10/06 15:12:27,192510 -03:00

[EMAIL PROTECTED]:SQL>select DBTIMEZONE, SESSIONTIMEZONE from dual;

DBTIME SESSIONTIMEZONE
------ ---------------------------------------------------------------
------------
-03:00 -05:00

==> confere ???? Se é isso que está acontecendo aí, isso NÃO
É "problema" algum, simplesmente a sessão que vc está usando foi
alterada , seja via trigger de logon, seja via variáveis de ambiente,
seja pela própria tool/linguagem  que vc usa (no meu caso eu usei
sqlplus em windows), é isso, se não é isso que vc quer, verifique a
sua config aí, veja QUEM está causando a alteração, é isso.

Participe do ENPO - Encontro de Profissionais Oracle 2006 !
Informações e inscrições em www.enpo-br.org
José Laurindo Chiappa, Palestrante ENPO-2006

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Selma Oliveira" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> É o seguinte:
>
> A data e hora do servidor estão corretas.
> Mas quando eu executo :
>

> SQL> select current_timestamp, systimestamp from dual;
>
> CURRENT_TIMESTAMP
-------
> SYSTIMESTAMP
-------
> 10-OUT-06 01.45.12.974680 TARDE -02:00
> 10-OUT-06 12.45.12.974473 TARDE -03:00
>
> Ele mostra uma hora a menos no systimestamp, aí as aplicações não
funcionam.

> Veja que o systimestamp mostra uma hora a menos que o
current_timestamp.

Em 20/10/06, Márcio Ricardo <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Anderson, procure na lista do grupo que há duas semanas atrás tiveram esse
> problema e o jlchiappa explicou como resolve-lo.

Vem aí: ENPO-BR 2006 - Encontro Nacional de Profissionais Oracle
VISITE: http://www.enpo-br.org/ - Dia 11/11 "Vagas Limitadas"
Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira