Edu boa tarde.

Existem algumas possibilidades que descreverei abaixo e a única limitação
tirando Hardware e Software é o U$ (Custo desta Contingencia).

1 - Replicação via  Hardware (Storage x Storage EMC DMX1000 /SRDF).
2 - Criar um Dataguard (Com um delay de algum tempo em relação a produção).
3 - Criar um Cluster e manter um nó ativo e outro passivo e/ou "N" nós
dependendo do seu S.O.
4 - Montar um RAC com "N" nós.

No RAC se voce tiver um crash fisico vc pode ter problemas já que eles acessam
o mesmo disco, mas para isso existem proteções RAID que minimizam o seu risco.
Eu trabalho com Cluster Ativo x Passivo, Ativo x Ativo, Replicação por Storage
e RAC 10g. Cada um deles exige uma configuração específica assim como sua
complexibilidade. No seu caso se não vc não tivesse um Storage eu Recomendaria
que vc configurasse um Cluster Ativo x Passivo sendo asssim como o windows dá
pau direto com problema no gerenciamento de memória vc faria um move group do
seu cluster e o nó passivo assumiria sem problemas e na pior um Dataguard /
Standby replicando os archives para nó secundário. Pesquise sobre estes tópicos
e se tiver alguma dúvida é só postar para o grupo ok?!
Existem outras "N" alternativas...vc pode chegar até a configurar uma
replicação na "munheca" via packages /procedures e triggers que vc montaria e
fariam a  transferencia dos dados gravados recentemente (N dias), mas a
performance em grandes ambientes seria duvidosa, assim como o rsico na
administração.
O HartBeat em ambiente Cluster / RAC server para verificar se o outro nó esta
"vivo", mas isso é apenas o início da configuração de um Cluster e/ou RAC.

abs,
Luis Figueiredo.