Bom, eu não sei bem o que faz esse "profile", mas é plano de execução
que o colega lá quer, é isso que ele quer dizer com esse termo (que
eu desconhecia e desconheço) de "mapear" ??? Se sim, isso já é ***
AUTOMATICAMENTE *** registrado pra todos os SQLs que forem executados
no banco 9i em diante, vc consulta a V$SQL_PLAN... Ou ainda, outra
opção, se é plano de execução de views ele pode consultar o texto da
view no dicionário num cursor loop e pedir explain plan de todos
eles, também tarefinha inócua e ridiculamente simples...
 Ou de repente não é isso, talvez esse "mapear" seja obter uma lista
de dependências (ie, o que essa views acessa/precisa pra funcionar)
e/ou dos objetos que usam essam view ? Se sim, consultar a
DBA_DEPENDENCIES...
 Em qualquer caso, se ele explicar EXATAMENTE qual é a necessidade,E
citar exatamente qual SO/versão de banco estamos falando,  certamente
poderemos dar sugestões melhores... E a dica mãe sobre Oracle
Applications lá pro colega : em se tendo contrato de Suporte (que é o
mínimo que se pede para uma aplicação complexa como são ERPs), no
site de Suporte da Oracle (http://metalink.oracle.com) acha-se
PRONTINHOS scripts do tipo, e mais uma LOOONGA série de ferramentas,
dicas de tunning, artigos técnicos com settings recomendados, etc,
etc, para Applications, use a opção Knowledge Browser.

se não puder, vc escreve um job PL/SQL que
--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Anderson Haertel Rodrigues -
FLN" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Cristian,
>
> Não sei se existe uma ferramenta comerial/gráfica para Oracle que
faça a mesma coisa que o Profile do SQL Server (que diga-se de
passagem, é muito bom).
> Via Oracle a forma que eu conheço é a forma chata (que tu citas) do
qual é ficar verificando a V$SQL do que está chegando no Banco de
Dados.