Então OU vc está com problemas na config do sql*net na máquina, ou
algo na rede ou no banco origem está impedindo a conexão. Pra testar
config, faça o seguinte : logue-se LOCALMENTE na máquina servidora do
banco onde vc está querendo criar o dblink, COM o usuário que
instalou e roda o bd Oracle, abra uma linha de comando, se não
estiver sete CORRETAMENTE todas as variáveis (ie, ORACLE_SID
apontando pro sid desse banco-origem, ORACLE_HOME apontando para o
home dele, TNS_ADMIN (se existir) apontando pro sub-diretório de
network DESSA home, PATH contendo Essa oracle_home/bin logo no
começo, etc), e peça :

tnsping teste.pioxii.com.br[ENTER]
sqlplus teste/[EMAIL PROTECTED]

SE falhar qquer um dos dois, é em config de sql*net provavelmente o
seu problema, se a sua resolução de host string é por TNS, recheque
TANTO o sqlnet.ora quanto o tnsnames.ora.

CASO tanto o tnsping quanto o acesso via plus funcionarem, o caso vai
requerer uma investigação mais detalhada, provavelmente envolvendo
tanto o seu suporte de rede quanto o suporte oracle : nesse caso, pra
obter mais informações que podem ser úteis aos dois, recomendo que vc
ative o trace de sql*net, conecte no sqlplus e tente fazer um
consulta ao dblink em questão. Pra ativar trace de sql*net, em se
usando resolução via TNS, antes de chamar o plus vc adiciona no
arquivo sqlnet.ora correspondente as linhas :

TRACE_FILE_CLIENT=arq_trace
TRACE_DIRECTORY_CLIENT=D:\CHIAPPA
TRACE_LEVEL_CLIENT=16
LOG_DIRECTORY_CLIENT=D:\CHIAPPA
LOG_FILE_CLIENT=sql_log

logicamente, trocando os diretórios por algo que exista na sua
máquina, com a sintaxe de \ ou / adequada...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Alvaro" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Chiappa...
> Seguinte... O Parametro GLOBAL_NAMES aqui esta FALSE em ambas as
maquinas.
> Portanto teria alguma outra verificacao que poderia ser feita?
> Fiz a seguinte conexao no 9i:
> SQL> conn bar/[EMAIL PROTECTED]
> Conectado.
> SQL> create public database link teste connect to teste identified
by teste using 'teste.pioxii.com.br';
> Vínculo de banco de dados criado.
>
> SELECT * FROM dba_db_links;
> OWNER  DB_LINK                       USERNAME
HOST                     CREATED
> PUBLIC   TESTE.PIOXII.COM.BR  TESTE         teste.pioxii.com.br
23/11/2006 10:40:27

> SQL> select * from [EMAIL PROTECTED];
> ERRO na linha 1:
> ORA-12154: TNS:could not resolve service name
>
> SQL> select * from [EMAIL PROTECTED];
> ERRO na linha 1:
> ORA-12154: TNS:could not resolve service name
>
> Esse é o erro que ocorre.
> Obrigado
> Alvaro

TRUE
>   exige-se que o nome do link corresponda ao banco, como mostrado
em
>   http://asktom.oracle.com/pls/ask/f?
>   p=4950:8:::::F4950_P8_DISPLAYID:633023740029 , veja lá se é esse
>   seu caso...
>
>   []s
>
>   Chiappa
>
>   --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Alvaro" <alvaromansor@>
>   escreveu
>   >
>   > Bom dia a todos.
>   > Estou com um hard problem e espero que vcs possam me ajudar ...
é o