Rodrigo, considere fazer um export das estatísticas deste(s) schema(s) via
dbms_stats antes do shutdown. Após o startup, você as importa.

Isso definitivamente não é a solução para seu problema, que deve ser atacado
como o Chiappa propôs, mas pelo menos você diminuirá consideravelmente o
tempo para normalizar as consultas já que não será mais necessário o
analyze.

[]s
Luis