Seguem respostas :

1) oracle é parecido com mssql ????

Sim, parecido no sentido em que um carro de passeio é parecido com um
F1 : ambos tem volante, ambos tem 4 rodas.... mas no instante que o
motorista comum sentar no F1 ele não vai achar NEM SEQUER o lugar de
dar a partida, ou onde trocar as marchas, e se (por um acaso qquer)
conseguir fazer isso, vai afogar o carro na primeira curva...  O bd
Oracle tem muuuuitos recursos mais, porém a contrapartida é que vc
VAI TER QUE re-aprender muita coisa, muitos conceitos mudam...
Continuando na "comparação" acima, o motorista de rua provavelmente
não conseguirá trocar as marchas porque no F1 não há câmbio, mas sim
pequenas borboletas, e por que isso ? Porque na mão de um piloto
experiente isso propicia performance MUUUITO superior, da mesma forma
vc vai ver que no bd Oracle há TROCENTOS detalhes diferentes que vc
vai ter que aprender (como mecanismos de lock TOTALMENTE diferente,
undo e redo separados, caches de SQL, de cursores, array processing,
bulk collect, etc, etc), que mudam do SS,  mas que  na mão de um bom
utilizador podem fazer a diferença.

2) Oracle tem todos os tipos de dados do MSSQL ?

Sim, embora NEM SEMPRE sejam os mesmos mas há equivalentes quase
sempre, E nem sempre implementados da mesma maneira : por exemplo,
autoincrement não é um atributo, vc TEM que criar um objeto chamado
SEQUENCE pra isso, não há BOOLEAN (vc implementa como NUMBER(1) ou
como CHAR com um domínio), os vários sub-tipos numéricos normalmente
são internamente convertidos pra NUMBER apenas, por aí vai...

3) Posso gravar dados do tipo Memorando .. no oracle ???

Claro, isso já existia no Clipper, absolutamente TODO bd de respeito
tem esse recurso...

OBS : já te aviso que por causa de 1) e 2) , quase que FATALMENTE vc
terá que alterar os seus programas, já que NEM SEMPRE os datatypes
serão absolutamente os mesmos, a forma de tratar não é a mesma, o
processamento da transação não deverá ser feito da mesma maneira,
talvez tenha que mudar o driver de conexão que hoje usa.... Vc
necessariamente terá que dar uma boa estudada nos manuais Oracle pra
aprender a usar o bd Oracle, e alguns bons livros de apoio (como
o "Expert Oracle Database Architecture: 9i and 10g Programming
Techniques and Solutions" e o "Effective Oracle by Design" , ambos de
Thomas Kyte)  serão ** enfaticamente ** recomendados.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Luiz Eduardo Oliveira Fonseca"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Salve lista !!
>
> pessoal, aqui no meu serviço, temos uma base de dados MSSQL 2005
Express,
> que roda alguns sistemas em asp.net q eu crio ...
>
> meu cehfe, sugeriu para usarmos o oracle no lugar do sql server,
mas aí me
> veio as perguntas ....
>
> 1) oracle é parecido com mssql ????
>
> 2) Oracle tem todos os tipos de dados do MSSQL ?
>
> 3) Posso gravar dados do tipo Memorando .. no oracle ???
>

> bem, é isso, achei varios sites, blogs e foruns, mas ninguem soube
> [...]
Access,