Vinicius, antes de responder, observo : mais que um desafio, é mesmo
uma oportunidade o que vc tem em mãos - é EXTREMAMENTE RARO uma
Empresa chamar pra trabalhar com bd Oracle alguém inexperiente na
plataforma, po maior que seja a experiência em outras áreas...
Semanalmente ou quase isso recebo curriculum de colegas que querem
iniciar com Oracle e quase nunca consigo ajudar, pois sempre é
exigida alguma experiência que seja : SE realmente vc quer entrar
nesse nicho de mercado (que é sim compensador imho, bd Oracle está
muito enraizado no mercado, e o que é melhor, normalmente empresas de
maior porte), é aproveitar a oportunidade - pra isso, é ESTUDAR,
ESTUDAR e ESTUDAR, e investir algum $$$ em bons livros (diversos já
foram sugeridos em msgs anteriores aqui do grupo) , e assim que der
fazer uns cursinhos... O ponto inicial são os manuais Oracle, que vc
encontra em http://tahiti.oracle.com , a leitura dos manuais vai
eliminar MUITAS dúvidas tipo esta...

 Bom, no caso : primeiro, "bancos de dados usados" não faz o MENOR
SENTIDO via de regra em Oracle : ao invés de, como é norma em alguns
outros gerenciadores, vc ter um banco de dados (ie, uma estrutura
logicamente completa e independente) separada para cada
sistema/grupos de usuários, num database Oracle automaticamente é
criada uma área lógica SEPARADA e INDEPENDENTE para cada usuário, o
chamado SCHEMA - assim, tranquilamente é possível, e mesmo
RECOMENDADO, que um mesmo banco de dados sirva pra vários aplicativos
simultaneamente, AUTOMATICAMENTE quando vc criar (digamos) o usuário
U1 pra ser o dono das tabelas do sistema 1 e criar um usuário U2 pra
ser o dono das tabelas do sistema 2, AUTOMATICAMENTE o U1 ** não **
enxerga as tabelas do U2, os nomes de tabelas e programas PODEM SER
até os mesmos que não tem prob algum...
  Sabendo-se isso, pode-se concluir que vc MUITO PROVAVELMENTE deve
ter um único banco de dados Oracle aí (ainda mais sendo um aplicativo
só, pelo jeito), então "os bancos" não existe... O que vc vai querer
saber é QUEM é o usuário-DONO das tabelas envolvidas, é isso... Para
isso, vc OU precisa obter a senha desse dito usuário OU o seu cliente
precisa te dar usuário e senha de Administrador (do banco ou da
máquina) : tendo a senha de administrador do banco, via sqlplus vc
consulta as views e tabelas internas do banco, que registram TUDO,
todas as tabelas que estão no bancom independente de schema, seriam
principalmente DBA_TABLES, DBA_OBJECTS, DBA_INDEXES.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "vitorcullin" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Bom Dia Lista !
>
> Meu nome é Vinicius Ianni, tenho 27 anos, trabalho há 14 anos com
> informática e agora caiu em meu colo um agradável desafio, que é o
> seguinte: Fui chamado por uma empresa para descobrir porque o
sistema
> deles apresenta certos erros, como manter um registro que já foi
> apagado.
>
> É usado oracle no sistema, e quero acessar o(s) bancos de dados
desse
> sistema via o sql plus do oracle, mas não faço a menor ideia de
onde
> [...]

Responder a