A melhor maneira depende ** COMPLETAMENTE ** de qual versão de banco
vc tem, que vc NÂO nos diz ...:/
 SE for banco 9i ou superior : SE vc não precisa EXATAMENTE de 100
linhas, pode ser algo mais ou menos próximo disso, expresso em
porcentual, vc usa a cláusula SAMPLE, exemplo :

 select camposquequero from tabela sample (porcentagemquequero);

 esse cara é MUITO rápido, e te retorna os x% de linhas da tabela
especificados... Já se vc REALMENTE exige que sejam 100 linhas, vc
pode fazer algo tipo :

 select * from
   ( select colunas
      from tabela
     order by dbms_random.value )
 where rownum <= 100

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Silvanira Cervi Hort"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Pessoal estou precisando fazer um select numa tabela de n linhas..
porem