Olá,

Chiappa obrigado pela ajuda e pelas explicações. Consegue resolver aqui
obrigado.

-----Mensagem original-----
De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Em nome de jlchiappa
Enviada em: domingo, 28 de janeiro de 2007 09:10
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [oracle_br] Re: Directories com utl_file

Bem, antes de responder observa-se que vc ** não ** iria "ficar
reiniciando a instância do oracle e criando novo spfile" pra mudar o
utl_file_dir, o que vc faria é ** EDITAR ** o spfile, o que se faz com
o comando ALTER SYSTEM SET utl_file_dir=novosvalores SCOPE=spfile;
 Respondendo à pergunta, é SIMPLES A MAIS NÃO PODER usar directories :
vc deve pensar neles como "Sinônimos", como "ponteiros" que apontam
para o sub-diretório real que foi criado lá no Sistema Operacional, e
que (óbvio) já está com permissões de leitura/gravação ao usuário do
SO que instalou e roda os binários Oracle...O ponto que TEM que ser
frisado, que sempre parece criar confusão pros iniciantes é justamente
esse, o comando CREATE DIRECTORY cria APENAS um "sinônimo" interno pra
um diretório que JÀ EXISTA no SO, ele NÂO CRIA um diretório no teu
disco/SO, ele é algo "lógico e interno ao banco".
  Exemplo, suponha que vc ** já tenha ** no So um diretório /tmp
criado, que ele JÁ seja r/w permitido ao usuário Oracle nesse SO vc e
queira ler/gravar nele via PL/SQL, o procedimento seria :

create directory TMP_DIR as '/tmp';

é só... A partir daí vc poderia usar esse "oracle directory", esse
"sinônimo apoontando pra coisa real do SO" no seu programa PL/SQL tipo :

declare
   l_file utl_file.file_type;
begin
   l_file := utl_file.fopen( 'TMP_DIR', 'nomedoarquivo.txt', 'w' );
... blablaba segue tudo normal...
   utl_file.fclose( l_file );
end;
/

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Fabio Santos" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

http://www.oraclebr.com.br/codigo/ListaCodigo.php
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de
inteira responsabilidade de seus remetentes.
http://www.oraclebr.com.br/