Lucimar, vamos por partes : pra começo de conversa, o Forms 9i e 10g
só rodam EM MODO WEB, nesse modo na máquina-cliente há APENAS O WEB
BROWSER e mais nada, o programa na real está rodando no servidor web,
então QUALQUER operação "local" que o programa peça (abrir arquivo,
rodar programa executável externo na máquina do usuário, acionar
impressora na máquina do usuário, enfim, etc) na verdade VAI ser
feito é onde o programa tá rodando na real, que é o servidor web....
Já que a máquina do usuário só tem o browser, vc TEM que acionar é o
browser para ter acesso à máquina local do usuário, normalmente isso
se faz chamando uma rotininha Java, nos demos do Forms vc recebe uma
de exemplo, iirc. Entendido ??? Então, SE vc puder gerar o arquivo-
texto no servidor web, E puder ter o tal programa delphi sendo
executado a partir de lá, e SE a impressora \\FINANC\LX300 for de
rede E acessível ao servidor web E vc tiver sqlplus no servidor web,
vc poderá SIM chamar programas via host fazer o mesmo que faz hoje, E
poderá executar scripts .SQL pelo ** ÚNICO ** programa que é
garantido que os entende, que é o sqlplus, ok ???? HOST é entendido,
e funciona sim dentro do Forms, MAS a sintaxe é diferente do host do
sqlplus E há a restrição de local em sendo modo web, cfrme disse.
 SE por qquer motivo a idéia acima não puder ser implementada, vale o
que eu falei na msg anterior e REPITO : ==> scripts .SQL em princípio
SÓ PODEM ser executados chamando-se o programa externo sqlplus, se
isso não puder ser feito de alguma forma, sorry, vc VAI TER que ao
invés de ter tudo num único arquivo .SQL ter várias rotinas que façam
o que vc quer.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "lucimar_micromap" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Veja bem o problema caro chiappa,
>
> primeiro preciso imprimir cheque em uma impressora
> de cheque pela COM1, e também emitir cupom fiscal
> em um ECF (impressora fiscal), hj o sistema está rodando em Forms 6,
> então para o cheque gravo um arquivo texto, utilizando
> o pacote TEXT_IO do Forms, e depois utilizo comando
> HOST('TYPE CHEQUE.TXT > COM1').
> Já para o ECF tenho o seguinte esquema: pelo Forms6
> gero um arquivo texto com os dados próprios do ECF
> (usando TEXT_IO), depois utilizando o HOST('c:\prog_ecf.exe')
executo
> um aplicativo em Delphi que le o arq. texto gerado
> e envia para o ECF pegando o retorno e gerando um arquivo
> de retorno em txt, que o Forms le e verifica se deu tudo certo, etc
> etc.
>       Dentro do script que eu gostaria de executar tem a
> seguinte linha:
>
>   HOST TYPE C:\TESTE\ARQ.TXT > \\FINANC\LX300
>
>    Se execute dentro dentro do sqlplus funciona, ou seja
> imprime as linhas que tenho no arquivo arq.txt
>
> Agora sugestão para terminar de migrar minha aplicação
> para o Forms 9 !!!! Muito Obrigado pela ajuda !!!!

> [...]
FOR,
> demos
> isso
> cria