Ola Welvis,

A opcao recomendada pela Oracle é usar o spfile, gerenciado pelo
próprio banco, principalmente porque permite alterar uma quantidade
maior de parâmetros sem necessitar reiniciar a instância. essa é
realmente uma boa alternativa. Costumo utilizar o pfile apenas para
"backup".

Quando você alterou os parâmetros, utilizando spfile, precisa
especificar onde é para alterar:

alter system set parameter=value SCOPE=[memory|spfile|both]

memory - altera somente na instância iniciada, quando reiniciar ele
volta ao padrão (ou o que estava antes)...
spfile - altera somente no spfile, utilizado para parametros "não
dinâmicos"
both - altera no spfile e na memoria...

Quanto a sua pergunta, precisa passar pfile='arquivo', ao iniciar a
instancia... ou renomear/remover o spfile.

Espero ter ajudado.

Cassiano Roloff
DBA - Grazziotin SA

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Welvis Douglas Silva Moreto
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Olá Pessoal, bom estou com um banco 9.2.4 aqui em casa, estou
fazendo uns tentes.
> Bom depois que eu criei o banco com o dbca no RedHat AS 3 fui
alterar os parametros, ele estava considerando apenas o SpFile, ai usei o

> CREATE PFILE='/u01/app/oracle/product/9.2.4/dbs/iniORCL.ora'
> FROM SPFILE;
>
> ele crio o arquivo de ini no lugar correto, alterei os parametros de
archive,

> startup
>
> show parameter achive_
>
> não apareceu nada,
>
> shutdown immediate;
>
> startup pfile='/u01/app/oracle/product/9.2.4/dbs/iniORCL.ora';
>
> show parameter achive_
>
> ai ele mostou o parametor q eu alterei..
>
> bom minha duvida é a seguinte, como que eu faço para o banco ler
primeiro o Arquivo Ini e não o SpFile?

> pois ficar recriando ele é meio trabalhoso, alguem sabe me dizer se
ha algo a fazer para melhorar isso?

> att,
>
> Welvis Douglas

> http://br.messenger.yahoo.com/