Olá Reginaldo,

obrigado pelo reply. Essa idéia de Materialized View não é má...
Eu tentei seguir por ela mas esbarrei nos seguintes problemas:

CREATE MATERIALIZED VIEW MST_PROGRAMA
        ENABLE QUERY REWRITE
        AS SELECT * FROM [EMAIL PROTECTED];

Dá que ORA-00439: feature not enabled: Materialized view rewrite
Dando uma pesquisada na Net, eu vi que não dá para fazer isso com o
Oracle Standard
http://www.oracle.com/database/product_editions.html

Daí eu tentei algo mais simples:

CREATE MATERIALIZED VIEW MST_PROGRAMA
        AS SELECT * FROM [EMAIL PROTECTED];

Quando eu tento fazer isso, dá ORA-03113: end-of-file on communication
channel
Não sei se isso ocorre porque o chamador é 10g e a master table está em
um 8i..

Por fim, o que funcionou:

-- logado como SYS no bd MEDIASYS3:
create materialized view log on PROGRAMA;

-- logado como cliente
create materialized view MASTER_PROGRAMA
       build immediate refresh on demand
       with primary key
       as (select * from [EMAIL PROTECTED]);

Como o seguro morreu de velho, eu fui no MEDIASYS3, dei um update na
tabela e depois fui ver no snapshot se ele tinha atualizado.
Não tinha.... Dando mais uma pesquisada na Net, eu vi que era necessário
dar um:

declare n number;
begin
   dbms_snapshot.REFRESH_ALL_MVIEWS( n );
end;

Pelo que eu entendi, a clausula ON DEMAND não funciona...
Ou seja, se eu quiser tem sempre a tabela atualizada, eu terei que dar
um dbms_snapshot.refresh??

Alguem teria algum comentário a respeito ?

Saudações
Josir.

--------
Enviado por: "rflribeiro" [EMAIL PROTECTED]
<mailto:[EMAIL PROTECTED]>
  rflribeiro <http://profiles.yahoo.com/rflribeiro>

Voc¦ê pode fazer numa materialized view. Os artigos que localizei não
recomendam esta prática.
http://oraclesponge.wordpress.com/2006/04/05/bad-advice-on-materialized-view-deferrable-constraints/

<http://oraclesponge.wordpress.com/2006/04/05/bad-advice-on-materialized-view-deferrable-constraints/>
http://www.databasedesign-resource.com/constraints-on-views.html
<http://www.databasedesign-resource.com/constraints-on-views.html>

Boa sorte.

Reginaldo Ribeiro
Administrador de Bancos de Dados
Oracle Certified Associated 10g
 > OlEUR ¦á pessoal,
 >
 > estou precisando habilitar umas constraints sobre tabelas remotas. Algo
 > do tipo:
 >
 > ALTER TABLE ACRES_PERMITIDO ADD CONSTRAINT FK_ACRES_MG17VIGE
 > FOREIGN KEY (FORCOD, VIGENCIA, MODCOMP) REFERENCES
 > [EMAIL PROTECTED]
O ENABLE NOVALIDATE;

 > E obviamente dEUR ¦á erro: ORA-02021: DDL operations are not allowed on a
 > remote database.
 >
 > Tem alguma forma de ter FOREIGN KEY para uma tabela remota ?
 >
 > Eu estou pensando em escrever triggers BEFORE INSERT, UPDATE e DELETE
 > para testar a tabela remota mas vai dar um trabalheira danada....
SEUR ¦ão