Não existe padrão e sim alteração por sessão do formato de data.
Voce pode, por exemplo:

ops$marcio:LX10G> select sysdate from dual;

SYSDATE
-------------------
28/03/2007 17:03:50

1 row selected.

ops$marcio:LX10G> alter session set nls_date_format= 'dd/mm/yyyy';

Session altered.

ops$marcio:LX10G> select sysdate from dual;

SYSDATE
----------
28/03/2007

1 row selected.

Mas existem outras maneiras de setar seu client de acordo com sua aplicação.
Procure mais informações nos manuais, parte de suporte a linguagem global.

On 3/28/07, Felipe <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>   Pessoal:
>
> Como eu faço para alterar no oracle , em uma consulta no PLSQL, o formato
> da
> data, eu sei que posso utilizar o todate, mas goastaria de sabe ro
> padrão..
> como faço para alterar o padrão.
> é que eu instalei o oracle discover e depois disto o padrão passou de
> 28/03/07 para 28/MAR/07.
>
> Alguém pode me ajudar.?
>
> Felipe

Marcio Portes