Você altera o parâmentro desejado com o comando alter system e coloca
"scope=both" no comando.
Válido para versões acima da 8i.

PRISKA <[EMAIL PROTECTED]> em 25/04/2007 00:18:58

Para:  [EMAIL PROTECTED]
cc:
Assunto:    Enc: [oracle_br] pfile - spfile

----- Mensagem encaminhada de ap <[EMAIL PROTECTED]> -----
    Data: Tue, 24 Apr 2007 11:38:16 -0300
      De: ap <[EMAIL PROTECTED]>
Responder para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
 Assunto: [oracle_br] pfile - spfile
    Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br

 Olá Pessoal!
Tenho a necessidade de ajustar alguns parâmetros de inicialização,
relacionados a SGA.
A instância em questão está sendo iniciada com o pfile.
Para me certificar de que realmente estava usando o pfile o invés do spfile
eu executei o comando abaixo, e ele não retornou o caminho do spfile.

 - SQL> show parameters spfile;

Pois bem, o próximo passo sería ajustar os parâmetros necessários e depois
baixar e subir a instância, mas antes de fazer isto, decidi comparar as
informações de memória da instância, que vejo no OEM com as que vejo no
arquivo " init.ora".
Observei então que os valores não estão iguais, como isto pode acontecer?
Os valores dos parâmetros, no init.ora, não serem os que realmente estão
válidos para a instância.

Por exemplo, no init.ora, vejo:

 java_pool_size=104857600 (100 MB)

No OEM, vejo:
 Pool Java: 112 MB

 Sei que é possível criar um pfile para uma instância que tenha sido
iniciada a partir de um spfile, e o contrário tb, mas pergunto se é
possivel
criar um pfile(novo) apartir de outro pfile, ou seja, a partir dos dados da
instância carregados por um pfile.
Quando uma instância está sendo iniciado com pfile, se eu alterar os
parâmetros direto por "alter system", sem alterá-los no init.ora, eles
continuarão válidos após um próximo shutdown/startup?

 Como faço para estes valores ficarem iguais (os da instância, iguais aos
do
init.ora)?

Informações Adicionais:
Oracle 9i Release 9.2.0.5.0 64 bit

Bem, se alguém, conseguiu entender e puder dar um help, eu agradeço
muito...

Um abraço a todos.
Obrigado!

----- Finalizar mensagem encaminhada -----

Para fazer uma ligação DDD pra perto ou pra longe, faz um 21. A Embratel
tem
 tarifas muito baratas esperando por você. Aproveite!
(See attached file: unnamed)

  ----------

O conteúdo desta mensagem e seus anexos constitui informação confidencial. O
seu uso,
divulgação, reprodução e/ou cópia são proibidos. Caso não seja o destinatário
da mesma,
favor devolvê-la para o remetente e apagá-la em seguida.
This message is intended only for the individual organization to which it is
addressed and
contains confidential or privileged information. Any retransmission,
dissemination or other
use of this information by anyone other than the intended recipient is
prohibited. If you are
not the intended recipient please reply to or forward a copy of this message to
the sender
and delete the message.