Bom, indo por partes aí : primeira coisa, como já dito mais de uma vez
aqui no Fórum, a SGA ** não é ** o total de RAM que será consumido
pelo bd Oracle : em modo dedicado de conexão, CADA CONEXÂO vai abrir
um processo novo, obviamente esse processo VAI consumir RAM, cada
conexão VAI querer ter arrays, variáveis, e info local do tipo, o que
fica numa área chamada PGA, que em conexões dedicadas fica FORA DA
SGA, também... Então vc TEM QUE deixar RAM suficiente pra todos esses
caras afora a SGA, confere ??? Numa máquina com 2 Gbs de RAM, em
supondo que SO, daemon e cia bela consumam uns 300 Mb digamos (não é
um valor tão grande assim em vários casos), com uma SGA de 1.2 Gb só
aí já comprometi 1.5 Gb desses 2 Gb, desses 500 Mb que sobram, se cada
conexão entre PGA processo shadow e quetais consumir algumas tantos
Mbs (não é incomum), com umas poucas dezenas de conexões simultâneas
já teria ESGOTADA a minha RAM, o sistema ia paginar como um louco, a
performance foi pro saco, ok ????? Então NÂO DEIXE de ter essa resalva
na sua planificação, justamente pra dar bastante espaço pra esses
caras que são alocados pra cada conexão via de regra se segue uma
regra de dedão de uns 30% a 45% NO MÁXIMO da RAM disponível pras SGAs,
justamente pra sobrar espaço bastante pra os outros caras, legal ?
 Segundo : se vc tiver duas instâncias na mesma máquina, sendo
servidas pelas mesmas CPUs, pelos MESMOS discos, MESMAS controladoras,
alocando PGA e cia bela na MESMA RAM, a hora que nesses "testes"
alguém disparar uma query INFERNAL, fazendo toneladas de I/O e
consumindo LOTES e LOTES de CPus e etc, de COISA ALGUMA vai te
adiantar vc ter duas instãncias separadas, os recursos estão sendo
consumidos a performance CAI, pura e simplesmente.... Se vc acha que
havendo duas instâncias separadas (MAS na mesma máquina e concorrendo
pelos mesmos recursos) vc obtém algum tipo de "isolamento" entre elas,
que a queda de performance por excesso de uso de recursos de máquina
em uma instãncia não afetaria a outra, PENSE DE NOVO, isso
simplesmente não é verdadeiro.
   E finalmente, vc NÂO PODE deixar de lembrar, também, que no bd
Oracle *** OBRIGATORIAMENTE *** cada instância ** vai criar os seus
10/15 processos dedicados background (PMON, SMON, DBWR, etc),  etc,
etc) ** cada instância ** tem o seu próprio dicionário de dados, **
cada instância ** tem a sua tablespace SYSTEM.... Assim, se vc tem os
dois "aplicativos"  em uma instância só, um único conjunto de
processos background, um único dicionário de dados, um único gasto de
CPU e RAM tá te atendendo aos dois "aplicativos", isso é POUPAR
recursos de hardware, imho....
   ==>> assim sendo a minha resposta é : NÃO descuidando dos dois
pontos citados inicialmente, eu recomendaria que vc tivesse uma
instãncia só, ok ? OBVIAMENTE, nem preciso dizer que vc DEVERIA
TOTALMENTE impor "limites" pra esses testes, por definição algo que vc
está testando é algo NOVO, não assegurado, pode SIM aparecer alguma
rotina louca não otimizada que consuma recursos feito vodka em festa
de casamento russa ou polonesa  (o que um MONTÃO, te asseguro :),
assim os usuários de testes deveria ter um PROFILE ou um grupo de
Resource manager associados a eles.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Elisson Ferraz Almeida"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Boa tarde a todos.
> Onde eu trabalho eu tenho um Pentium(R) D CPU 3.40GHz, 2GB de RAM,
HD 160.