Colegas, em sendo o sql*loader um simples programa-executável externo,
a pergunta passa a ser "como executar um programa externo ao Pl/SQL",
e a resposta é : é *** FACÍLIMO **** fazer isso, há muitas muitas
opções mas infelizmente a pessoa ** terá que ** escrever e usar algo
externo ao PL/SQL, nativo em PL/SQL simplesmente não há como... As
opções seriam dependem do banco usado, mas de modo geral : na versão
10g do
banco pode ser um job, na 9i e acima pode ser external procedure (ie,
chamar uma .DLL ou no caso de unix um .so), na 8i e acima pode ser
uma rotina escrita em java, OU em todas essas e nas anteriores pode-se
ter um programa
externo (shell script mesmo poderia ser em unix), em pooling
esperando receber comandos via PIPE ou arquivo de texto - pesquise em
asktom por essas palavras-chave que vc acha exemplo de TODAS as
técnicas citadas.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Welvis Douglas Silva Moreto
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Puts cara, essa é foda em, deu ima procurada aqui nos meus manuais e
não achei nada., para q vc quer isso?

> o que vc está pretendendo fazer??? uma coisa q vc poderia fazer é um
lib em C, C++ que faz essa chamada ao Loader, e depois executar isso
no oracle.

> talvez alguem tenha mais alguma idéia.
>
> att,
>
> Welvis Douglas