________________________________

De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome de Josir
Gomes
Enviada em: segunda-feira, 28 de maio de 2007 12:21
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [oracle_br] Reflexões sobre a política de preços da Oracle

Olá pessoal,

Já trabalho com Oracle a mais de 10 anos como desenvolvedor e em todas
as empresas em que trabalhei, o Oracle já estava comprado pela matriz,
ou tinha sido fornecido por outras pessoas e mais recentemente o cliente
tinha apenas a versão XE instalada. Entretanto, estas duas últimas
semanas estou participando do processo de compra de licenças da Oracle
pois o banco cresceu e o XE não comporta mais.

Gostaria de participar as minhas reflexões sobre os preços praticados
pela Oracle no Brasil com o intuito de entender melhor e dividir com vcs
minhas dúvidas.

Dentro do universo das pequenas empresas, existem 2 tipos de licenças
que podem ser comprados:

1) Named Users - São todos os usuário reais (por CPF) que acessam o
banco de dados. Por exemplo, caso sua empresa possua 3 turnos e em cada
turno existir um funcionário diferente, você precisará de 3 licenças
named user, mesmo que só existe uma máquina e eles não estarão acessando
a base ao mesmo tempo. Sai por uma média de R$500,00 por usuário.

2) Standard One - Por processador - vc paga um valor fixo para
utilizar em apenas 1 servidor com 1 processador / pela minha
experiência, um AMD 3Ghz suporta sem problemas de 30 a 40 usuários, ou
seja, para uma pequena empresa, um pequeno servidor dá e sobra. Saí por
uns R$ 16.000. Ou seja, se vc tem + de 32 usuários, vale a pena ter essa
licença.

Minha primeira pergunta: existe algum outro tipo de licença?

Mas aí vem a minha indignação: se vc precisa de aplicar patches de
segurança e melhorias, vc tem o recurso do Metalink. Mas para ter acesso
a ele, vc tem pagar um extra chamado "Suporte". Ou seja, para aplicar
uma correção de um bug em um software que vc pagou R$16.000, vc tem que
pagar +. Isso não seria contra-lei ou na melhor das hipóteses eticamente
incorreto?

Cada empresa tem o direito de colocar o preço que quiser. Se formos ver
o custo-benefício, acho que é preço das licenças é até um valor justo.
Mas cobrar para corrigir um erro de um produto que vc se licenciou para
usar e que a principio não teria defeitos? Seria o mesmo que alugar um
carro mas se vc quiser que ele ande com segurança, vc tem que pagar +
caro...

A segunda tem a ver o câmbio: o dólar pode cair a R$0,50 que a licença
vai continuar custando o mesmo valor!!! Diferentemente de uma indústria
siderúrgica que passa a receber menos quando o dólar caí, com a política
de preços da Oracle, eles passam a ganhar mais!!! Eles não estão nem aí
para a cotação do dólar....

Por fim, para contrapor essas "injustiças", vc (como bom brasileiro) não
poderia se aproveitar da existência do Oracle XE e planejar suas
aplicações para que os operadores registrassem os dados em OracleXE e
que estes dados fossem consolidados em um Oracle Standard que seria
utilizado por um número limitado de usuários (só a gerência, por
exemplo)? Assim, apesar da empresa ter 100 operadores, vc só teria que
comprar uma licença para 10 named users??

O que vcs acham?

Saudações,
Josir.