É óbvio que pode sim mudar, o 10g é um GRANDE SALTO em relação ao 8i,
** muitas ** features mudaram e/ou foram introduzidas no 10g e podem
influenciar. Num lista rápida eu poderia citar :

a. o DBMS_STATS.GATHER_SCHEMA_STATS *** não faz *** o mesmo que o
ANALYZE TABLE, ** principalmente ** se vc não adiciona o FOR ALL
COLUMNS/FOR COLUMNS nnn no final do analyze (que é quem cria
histogramas), veja a doc dele pra vc ver o que mudou, mas de cara já
digo que o GATHER_SCHEMA no default faz um MONTE de automações
tentando adivinhar tamanho de histogramas e colunas  a aplicar

b. novos conceitos de CBO - no 10g por default já vem ligada a coleta
de estatísticas do sistema (ie, referente ao hardware, tal como
velocidade de I/O e RAM), o que não existia no 8i, taí outra ENORME
fonte de diferenças em alguns casos

c. novas features de banco - entre outras o banco 10g já não deixa
(são parâmetros depreciados) vc desligar hash, traz novos algoritmos
de sort e de grouping, SE vc não desligar ele vêm com um job que
tenta coletar estats sozinho, tem NOVAS maneiras de se alocar RAM pro
banco e pras sessões, tem mudança no comportamento de nested
queries....

TODAS essas coisas podem dar diferença do 8i pro 10g, e elas estão
todas documentadas nas notas do metalink : Upgrading from 9i to 10g -
Potential Query Tuning Related Issues, nro 295819.1 , Why are my
queries slow after upgrading my database? , nro 160089.1 , Query with
unchanged execution plan is slower after database upgrade, nro
223806.1 , e nas notas
Top 9i Parameters Affecting Performance , nro 223299.1 , Upgrading
from 8.1.X to 9.X - Potential Query Tuning , nro 258167.1 ,
Upgrading from 8.1.X to 9.X , nro 258945.1.
  Eu citei as 9i porque, EVIDENTEMENTE, quase todas as difs do 8i pro
9i também se mantém, mesmo "pulando" a versão 9i vc AINDA tem que ver
o que mudou dela do 8i - até os manuais de new features e
funcionalidades depreciadas , vc TERÀ QUE ler o do 9ir1, depois o do
9ir2,  antes de ler o do 10g.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Augusto Cesar"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Olá pessoal,
>
> Estou realizando alguns testes no 10g (10.2.0.1.0) e percebi que em
algumas
> consultas o plano de execução é diferente do banco 8i (8.1.7.4.1 -
> Produção). O banco 10g está usando FULL TABLE SCAN, enquanto o
banco 8i usa
> o INDEX UNIQUE SCAN UNIQUE. Os parâmetros estão iguais (quando se
aplica) e
> as estatísticas estão sendo feitas com regularidade. Inclusive as
> estatísticas do 10g estão sendo feitas pelo
DBMS_STATS.GATHER_SCHEMA_STATS e
> no 8i estão sendo feitas pelo ANALYZE.
> Alguém tem alguma sugestão?
>
> Obrigado,

> Augusto César
> Analista - DBA Oracle
> Montana Inteligência em Soluções Corporativas
> Tribunal Regional do Trabalho - 5ª Região

> http://messenger.msn.com.br

Responder a