  _____

De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de jlchiappa
Enviada em: segunda-feira, 4 de junho de 2007 13:33
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [oracle_br] Re: APEX (HTMLDB)

--- Em [EMAIL PROTECTED] <mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br>
os.com.br, "John" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Olá,
>
> Estou começando a estudar o APEX também, e gostaria de saber se
> alguem poderia
> passar algumas informações:
>
> - Fui na Oracle Open World e me disseram que o Aplication Builder
> utilizado apenas para pequenas aplicações. Isso é verdade?

Até é, principalmente por causa da falta de controle de versão mais
avançado (a tool não foi MESMO pensada para vários programadores
trabalhando ao mesmo tempo no mesmo projeto), e também devido à
algum "fechamento" tecnológico (enxertar a tecnologia "da hora" nele
sem sempre é muito simples, vc teria que mexer na página gerada...
Mas em termos de volume de tráfego, de dados, absolutamente *** NÃO
HÁ *** restrição alguma, ao contrário, devido à sua simplicidade, e
ao conceito de trabalhar "dentro" do banco (com procedures e objetos
nativos de banco), via de regra a performance "bruta" dele é tão boa
ou melhor do que tools maiores.

> - Será que podemos acreditar que o Apex irá substituir o forms e
> reports?

Num futuro eventual, depois de alguma evolução, talvez... O fato é
que (em tese...) o Forms e o Reports hoje são voltados pra pessoa que
tem grande intimidade com PL/SQL e quase nenhuma com linguagens web,
ele "isola" até certo ponto a pessoa do html, de CSSs, e de
complexidades web do tipo (e , CLARO, a pessoa paga algum preço em
performance por isso em alguns casos), enquanto ao que eu vi o APEX
ainda não faz isso, as customizações nele não são em PL/SQL - ou vc
roda wizards e mexe em propriedades ou (quando não dá) aí sim vc
parte da codificação html ou CSSs ou servlets, o que no Forms/Reports
é algo mais raro...