  From: jlchiappa
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Monday, June 04, 2007 2:12 PM
  Subject: [oracle_br] Re: Segurança

  OK, isso não estava claro na sua msg original. De qquer forma colega,
  ainda no espírito de comentar em geral a sua política de segurança
  antes de responder, eu OBSERVARIA que um DA (data Administrador) por
  definição NÂO FAZ trabalho de DBA, que é quem mexe "dentro" do banco,
  faz upgrades, alterações estruturais de banco... Um DA
  cria/altera/remove ESTUTURAS DE DADOS e as testa, então imho um
  usuário que tenha recebido SELECT ANY TABLE, e via procedure (para
  bloquear acesso ao schema SYS) possa exercer privs de CREATE ANY,
  ALTER ANY TABLE, ANALYZE ANY, DROP ANY TABLE e similares faria 99.99%
  do trabalho de um DA, não vejo O MENOR SENTIDO em um usuário desses
  ter priv de DBA....
  Mas comentando a resposta da pergunta que vc fez, o fato é mesmo o
  que eu disse : SE vc não executar o plus digitando sqlplus
  usuario/[EMAIL PROTECTED], e nem ter a senha dentro de scripts e quetais (e
  sim SEMPRE fazendo sqlplus [EMAIL PROTECTED]), screen readers e colegas
  pescoçudos não interfeririam, E como disse a senha em si sempre
  trafega criptografada (se vc seguir o recomendado e a trocar
  frequentemente ainda que seja capturado o pacote de rede ele estrá
  criptografado, até poder ser revertido a senha já mudou em tese),
  então o sqlplus é "seguro", sim, a única brecha para segurança (não
  só de sqlplus, mas da maioria dos programas) seria mesmo keyloggers,
  que capturem a digitação do seu teclado, pra evitar isso como eu
  disse só mesmo com anti-spywares, anti-rootkits e verificação de
  segurança FREQUENTE na sua máquina cliente.

  --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "ESTUDO" <[EMAIL PROTECTED]>
  escreveu

  > Oi amigo. Somente um usuário tem role de DBA, é é o que eu eu (DA)
  uso. Só eu tenho a senha.
  > Obrigada
  > Cris

  com<gventurini%