Marco

No 2o. caso poderia ser feito um "scan" no subconjunto restringido pela
primeira condição (esta teria índice), não?

Para o AGPCardoso: com o SGBD trabalhando com otimizador por "custo",
podemos discutir sobre as "possibilidades/probabilidades"...
mas não é possível ter "certeza" do que realmente seria feito (depende uma
uma série de condições, o melhor seria montar e/ou verificar uma caso
prático).
Quando se utilizava mais o otimizador por "regra", aí sim era possível saber
o que seria feito.

[ ]

André