Bom dia Senhores

Estou com um grande problema aqui. Não sei o que
houve durante o final de semana, mas o nosso servidor de banco de dados travou.
Não consigo acessar o oracle via sqlplus nem sequer para para-lo.

pergunta é a seguinte: O servidor está travado devido a vários processos do
Oracle (Load Average está em 56). Não consigo acessar o Oracle via Sqlplus.
Existe algum outro procedimento que eu possa executar para parar o banco ou não
há nada a fazer e tento a sorte de desligar o server.

Oracle 10G
(10.0.2)
RedHat 4

Obrigado