Em 25/07/07, Josinei Barbosa da Silva <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Boa tarde a todos?
>
>  Tenho uma tabela de nota fiscal e outra de itens da nota. Como manda
>  os bons costumes de modelagem, a minha tabela de itens tem um foreign
>  key para a tabela de nota fiscal. Eu não posso permitir que uma nota
>  fiscal exista sem itens. Como faço isso?
>  Meu primeiro impulso foi pensar em uma trigger, mas os itens são
>  incluídos depois da nota, logo não consigo executar um SELECT na
>  tabela de itens durante a inclusão de uma nota.
>
>  Como eu poderia resolver isso pelo banco de dados?
>
>  Desde já, obrigado.

Há um link explicando isso no site do AskTom:
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:42170695313022

No seu caso, você poderia criar um campo VALTOTALITENS para isso...
além de resolver seu problema, você não precisa fazer um join para
fazer consultas relativas ao total dos itens das notas!! :D

--
Vitor Hugo Campos
Desenvolvedor/DBA Oracle 10g

E-mail/MSN: [EMAIL PROTECTED]