César, pmfji mas vou dar uns pitacos aí : primeiro, na msg original
vc quer "enviar e-mails pelo Oracle", a dúvida que se fazia era
exatamente O QUE é esse "o Oracle" pois a soft-house Oracle Corp.
possui N produtos, entre databases, linguagens de programação, tools
para DW.... Pela resposta vou DEDUZIR que pra vc "o Oracle" = "o
RDBMS Oracle".
 Muito bem, isso pressuposto, a questão FUNDAMENTAL , qual é a
versão ?????? Pois não sei se vc sabe, CADA versão de banco tem
recursos DIFERENTES,vc SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE tem que ESPECIFICAR
qual é a sua versão, seu release exato... Outro ponto CRUCIAL aí que
vc não tinha fornecido é o TIPO de anexo que existiria e tamanhos
máximos, isso faz um MUNDO de diferença também...
  Assim por exemplo, no banco 10g vc usa a built-in UTL_MAIL, que JÁ
PROVÊ attachs, é no banco 9i APENAS que se usa a UTL_SMTP , que não
provê originalmente attachs, cc, bccs... É na documentação de cada
versão que vc acha a referência do que existe e não existe, em
especial o manual " PL/SQL Packages and Types Reference" : antes
de "ir pra net", passar pelos MANUAIS é uma estratégia vencedora,
quase sempre....

  Muito bem : isso posto, então a resposta é : se for 10g não tem o
que, vc já possui tools pra envio pelo banco, apenas se 9i aí vc terá
que escrever, no próprio site da Oracle (que é, OU DEVERIA SER, o
ponto INICIAL de toda e qquer pesquisa sobre produtos Oracle), em

http://www.oracle.com/technology/sample_code/tech/pl_sql/htdocs/Utl_Sm
tp_Sample.html vc tem exemplos, bem como em
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?
p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:16023362127672#32085384701070 ,
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?
p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:503989273966#748195207309 e
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?
p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:1739411218448#5407024318565, e em
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?
p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:4744022337131#4767604100750 ele fala
sobre javamail, que é uma outra opção, também.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "rei_do_delphi"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu