No guia que vc mandou não diz a versao do Enterprise Linux, mas acho que
daria mais certo com a versao 3 e não a 4 que vc está usando...

Uma coisa, vc verificous os pacotes abaixo:

        rpm -ivh libaio-0.3.105-2.i386.rpm  (the DB needs this)
        rpm -ivh compat-db-4.1.25-9.i386.rpm    (Apex needs this)

E também:

+ Make sure the packages essential for installing Oracle are selected.
                Desktop : X Window System; Gnome or KDE
                Editors : at least one editor - vi etc.
                Graphical Internet : a web browser - firefox
                Development : Development Tools, and Legacy Software
Development
                System : Administration Tools (useful)

[]'s

Andre